Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Ano XXX - Edição 1529
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Departamento da Agricultura Familiar estrutura espaço próprio

19/10/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Uma importante iniciativa que valoriza cada vez mais a agricultura familiar e fortalece essas raízes, se faz através do Departamento da Agricultura Familiar (Daf). O Departamento existe desde abril de 2010 está agora na fase final da estruturação de um espaço físico exclusivo para o Daf.

Será utilizado o prédio localizado na Avenida Santa Rosa, na antiga Cerealista Coceagro, sendo previsto a abertura para dezembro. No momento o trabalho é desenvolvido dentro do Setor Administrativo da Cotrimaio e no supermercado sede.
O processo de comercialização, produtos e preços ainda está em debate no Comitê Gestor do Daf. Segundo Silceu Dalberto, coordenador geral do Daf,  pretende-se abrir para atacado e ano que vem a intenção é liberar como varejo também. "Em 2013 poderá ser disponibilizada a venda diária dos produtos, com a possibilidade do atendimento ser feito pelo próprio produtor em um dia da semana."

Pretende-se colocar a disposição todos os tipos de produtos produzidos pelos agricultores e agroindústrias familiares de toda a região que abrangem as entidades que compõem o Conselho Gestor. 

Na parte interna o ambiente terá a exposição de produtos, o atendimento será dos colaboradores com conhecimento e foco na qualidade dos produtos. Também terá um espaço para treinamento dos agricultores familiares e para as reuniões do Conselho Gestor e uma sala para atendimento e cadastramento de agricultores familiares e clientes. 

Espaço valoriza produtos da agricultura familiar
Silceu avalia que o espaço vem contribuir com a renda dos pequenos produtores de Três de Maio e região, além de incentivá-los no trabalho. "Eles vão ter condições de aumentar a escala tendo garantida a venda desses produtos, por termos estruturado o Daf. É o local onde eles vão organizar a produção junto com a nossa área técnica".

O Daf deve participar ativamente das licitações dos municípios da região para a venda na merenda escolar, nos hospitais públicos, nos exércitos, nos presídios. "Vamos participar ativamente das licitações. Assim também podemos planejar a quantidade exata que o agricultor precisa produzir. Por exemplo, se ganhamos uma licitação para um ano, a nossa área técnica, juntamente com o produtor discutir que tem uma demanda X de tal produto e isso organiza a produção e o agricultor produz com a garantia de entrega, e com conhecimento do preço." 

Todos os produtores inscritos do Daf poderão participar, caso haja um produto que tem demanda, mas não tem nenhum agricultor com esse produto o Daf suprirá essa procura com a busca de agricultores. Para se associar ao Daf não tem custos, sendo que o programa prima a qualidade do produto e sem o uso de agrotóxicos.

O Daf é conduzido por um conselho gestor composto pelas entidades: Cotrimaio, STR, Sicredi, Certhil, Setrem, IECLB, Emater, MDA, prefeitura municipal, igreja católica, Unitec. E tem como apoiadores,  Polo Universitário, Câmara de Vereadores e Conselho de Agropecuária.


Foto: Maickel Schreiber



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

11/10/2018   |
11/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |
05/10/2018   |
28/09/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS