Domingo, 19 de novembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1484
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para consumo

20/10/2017 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - SE GOSTARIA DE VOLTAR?  - Ao passado. Se fosse esta a pergunta, diria que sim. No caso do magistério diria que não. E lembrar que tivemos o Dia do Professor, no dia 15, data sempre muito comemorada em décadas passadas. Mesmo assim não voltaria a ser professor de novo, mesmo que tivesse exercido a minha profissão com extrema dignidade e com excelentes resultados. Por razões óbvias. No entanto, se fosse para voltar à infância e à adolescência, diria que sim. Apesar das dificuldades e percalços na infância pobre e adolescência miserável. Lá havia paz,  tranquilidade e muita amizade. A gente corria livre: subia e descia montanhas, pescava e tomava banho, quando queria nas águas limpas  do arroio. Comia frutas silvestres à vontade e caçava de bodoque. Podia andar na estrada sem medo. Acordava cedo, fazia o fogo no fogão a lenha e preparava o chimarrão. Ia à escola a pé de guarda-pó e lia a cartilha, pronunciando mal. No tempo em que a bola era de borracha não dá para esquecer como o melhor da vida, apesar de tudo. 
AINDA OS RECIBOS - Lula disse que os recibos(aqueles do aluguel) são verdadeiros, porque no governo do PT os meses eram maiores. Jesus! 
O IDEAL SERIA QUE TODOS FOSSEM BONS DEMOCRATAS E PACÍFICOS CIDADÃOS, ALÉM DE ELEITORES CONSCIENTES. 
OBRIGADO POR ME CHAMAREM DE PROFESSOR, POR NÃO SER MAIS, HÁ 16 ANOS, PORQUE APOSENTADO. É, TALVEZ, A BOA LEMBRANÇA QUE FICOU. 
CLIMA HOSTIL - Aqui no Sul chove demais e no Centro-Oeste de menos, prejudicando a cultura de grãos. Trigo, arroz, milho e soja estão no prejuízo. Parece que a cultura de grãos 2017/2018 não vai crescer, como tem acontecido nas safras dos últimos anos. A safra do trigo não está sendo boa e o plantio do arroz está atrasado. A safra do milho e da soja vai depender do clima nos próximos meses. Além dos preços baixos dos grãos, a produtividade poderá ser mais um fator negativo da economia dos pampas, que já está pelas caronas.  
BOM ADMINISTRADOR - É aquele que pensa no amanhã. Quem administra a família, a empresa, o município, o Estado ou a Nação tem que pensar no futuro e não pode gastar mais do que arrecada. O bom administrador não pode ser um visionário e nem pode ser um travado. 
PROBLEMA NÃO RESOLVIDO - O problema dos descartes em Três de Maio continua insolúvel. Montanhas de galhos continuam povoando as ruas. O assunto precisa ser debatido e soluções precisam ser postas em prática. Os irresponsáveis precisam responder. Quem sabe algum edil abraça o assunto. 
E A PONTE?  - Está sendo debatida por esses dias pela bancada gaúcha - deputados e senadores -   a destinação de recursos federais para obras no Rio Grande do Sul, no exercício de 2018. Fala-se em destinação de recursos para a ponte internacional de Porto Xavier-San Javier. Nada se fala, contudo,  sobre a ponte internacional  Porto Mauá-Alba Posse, assunto na pauta há mais de 30 anos. As lideranças da Grande Santa Rosa não estão atentas? Está faltando liderança e por isso a nossa região estagna. Lamentável. 
APESAR DE TUDO - A economia está voltando à normalidade. Depois da maior recessão de todos os tempos, com desemprego atingindo 14 milhões, a nossa economia reage. Há cinco meses o PIB vem registrando índices positivos e o número do desemprego vem em queda e a inflação é a menor dos últimos 20 anos, abaixo de 3%. Apesar da permanente confusão na área governamental e dos tumultos na Câmara dos Deputados e no Senado, onde cada dia estoura novo abacaxi.  



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/11/2017   |
10/11/2017   |
03/11/2017   |
27/10/2017   |
13/10/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS