Domingo, 19 de novembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1484
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Pés lindos e saudáveis no verão

10/11/2017 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
No verão, os nossos pés estão mais expostos do que em qualquer outra época do ano. Além do fator estético, o cuidado com os pés é uma questão de saúde. Depois de passarem o inverno protegidos dentro de meias, sapatos e botas, a mudança de estação requer cuidados especiais com os pés.

Mas é justamente no verão, que os problemas costumam aparecer com mais frequência, pois é comum andarmos com os pés à mostra com o uso de sandálias e rasteirinhas. E, pensando na saúde e na beleza dos seus pés, trago uma entrevista com a podóloga Eloisa Schnepfleitner. Aqui ela dá dicas de alguns cuidados que devem ser tomados a fim de garantir uma boa saúde dos pés, e claro, consequentemente, deixando-os mais bonitos.

Qual a importância dos pés?
Os pés são a nossa base. São eles que nos levam para todos os locais e nos sustentam ao longo dos dias. Através deles também temos contato com diversas sensações. Mas quase nunca os tratamos com zelo e atenção, e não percebemos o quanto são fundamentais para a saúde do nosso corpo. 

Como o podólogo pode auxiliar na saúde e na beleza dos pés?
O podólogo é o profissional da área da saúde que tem a formação específica para fornecer os cuidados especiais que os nossos pés merecem, dando ênfase a um atendimento multidisciplinar da área da saúde. O podólogo não substitui nenhum componente avançado da área médica, mas é um auxiliar muito importante na classificação dos sintomas de patologias, mostrando para todos a real importância de cuidar dos pés.

Quais as dicas para cuidar bem dos pés no verão?
- Tempo quente e úmido favorece a proliferação de bactérias, principalmente nos pés, portanto fique de olho na higiene. Lave sempre bem os pés e, principalmente, seque muito bem por entre os dedos.
- Hidratação sempre! As laterais e calcanhares sofrem mais com o ressecamento, por isso é importante higienizar e com os pés limpos e secos hidratá-los com produtos para os pés.
-  Excesso de peso favorece para as temidas rachaduras além de sobrecarregar os pés causando muitas dores e inflamações. Portanto, manter o peso além de uma regra geral para saúde é fundamental para o bem-estar dos nossos pés.
- Esfoliação pelo menos 1 vez a cada 15 dias. Este processo remove as células mortas deixando os pés mais bonitos e lisinhos. Além disso, a esfoliação favorece a absorção dos produtos hidratantes fundamentais para manter a umidade natural da pele e evitar as rachaduras.

E as temidas rachaduras?
Nossos queridos pezinhos sempre tão solicitados nem sempre recebem a atenção que lhe é devida, causa disso são as rachaduras e fissuras que ora ou outra insistem em aparecer. Nosso pés recebem pressão o tempo todo, e claro, estão mais expostos a fatores externos como poeira, umidade, podendo ser muito mais do que só uma complicação estética. Dor, desconforto costumam aparecer em casos mais graves, e para pessoas que têm diabetes o cuidado deve ser redobrado.

Quais as causas dos pés rachados?
- O excesso de peso é um dos fatores que provocam as rachaduras nos pés. Quando estamos acima do peso, a pele dos pés fica mais grossa para conseguir suportar o peso, consequentemente, racham com mais facilidade.
- Sandálias com solado muito duro ou meias com material sintético também judiam dos nossos pés. Não use sapatos muito apertados, pois eles atrapalham a circulação dos pés.
- Pessoas com problemas de ácido úrico tendem a ter os pés rachados, além é claro, de requer cuidados com a saúde. Portanto, uma alimentação saudável é o fator principal para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.
- Em épocas onde o tempo fica muito seco e umidade do ar muito baixa, os pés costumam sofrer com a falta de umidade e ressecar.


Como prevenir os pés rachados?
- Alimentação correta e hidratação. Beber bastante água para manter o corpo hidratado e alimentação balanceada;
- Use sempre um hidratante para os pés;
- Mantenha o controle de peso;
- Use sapatos adequados com solado que suporte bem a planta dos pés e que os deixe "respirar".

Podóloga Eloisa Schnepfleitner, 
atende no Centro da Beleza, todos as quintas-feiras. 
Agendamento pelo telefone 3535-8707



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/11/2017   |
03/11/2017   |
27/10/2017   |
20/10/2017   |
13/10/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS