Sábado, 18 de agosto de 2018
Ano XXX - Edição 1520
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Em 55 anos, STR tem a primeira mulher na presidência

26/01/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
'Temos uma história nesses 55 anos e não vamos deixar ninguém apagar', diz a presidente Anísia Trevisan

Primeira mulher a presidir a entidade, ela destacou, em sua posse, a importância da mobilização pela manutenção dos direitos adquiridos e pela conquista de novos

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Três de Maio e São José do Inhacorá teve na tarde da última sexta, 19, a posse da sua nova diretoria, eleita para o mandato 2018/2020.
A posse foi dada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), que esteve representada por nomes como o presidente Carlos Joel da Silva, o secretário-geral Pedrinho Signori e a tesoureira-geral Elisete Kronbauer Hintz.
Bastante prestigiada por autoridades e lideranças de Três de Maio, São José do Inhacorá e região, além de associados, a cerimônia, realizada no salão paroquial católico, foi histórica - ela marcou a posse da primeira mulher eleita para presidir o sindicato, Anísia Trevisan.
A nova presidente sucede a Edison Hannusch, ex-vice e que no começo de 2016 assumiu a presidência no lugar de Pedrinho, que se licenciou em virtude da função que passou a desempenhar na diretoria da federação - Pedrinho agora é vice na nova gestão do sindicato.
Prestes a completar, em 24 de fevereiro, 56 anos, o sindicato atualmente reúne em torno de 2,5 mil associados. Com 99,3% dos votos válidos, a nova diretoria, que formava chapa única, foi eleita em dezembro.
"Temos uma história nesses 55 anos e não vamos deixar ninguém apagar. Ninguém vai conseguir apagar essa história da agricultura familiar", enfatizou Anísia, 57, em seu pronunciamento de posse, no qual, entre outros pontos, destacou a importância da mobilização pela manutenção dos direitos adquiridos e pela conquista de novos.

'Peço que todos permaneçamos unidos'
Associada há quase 32 anos, a nova presidente era secretária do sindicato desde janeiro de 2010. "Precisamos lutar, ter alguém disponível para lutar pela causa da nossa categoria dos agricultores familiares, e foi isso o que me motivou a aceitar estar presidente do sindicato", contou a dirigente sindical, analisando que "principalmente esses últimos anos foram de muitos desafios e lutas".
Ela também chamou atenção para o fato de que os agricultores familiares são quem produz a maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. "E somos tão penalizados, parecendo que sempre o agricultor é quem tem que pagar essa conta", criticou, se referindo à proposta de reforma da Previdência.
"Nós agricultores somos autoridades quando se fala em produzir alimentos, e entendemos de administração, de plantar, de colher. Peço que todos permaneçamos unidos. E, associados, venham até o sindicato, porque somos a história da construção das políticas públicas conseguidas com muito esforço para melhorar o nosso trabalho lá na nossa propriedade. Conto com o companheirismo de todos", convocou.
Alguns dos outros nomes presentes à cerimônia, e que compuseram a mesa principal, foram o agora ex-presidente do STR Edison Hannusch, o presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf, braço da Fetag-RS), Juarez Cândido, e o coordenador da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa (ARSTRGSR), Nelson Della Valle.
Também, o prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, o prefeito de São José do Inhacorá, Gilberto Hammes, a secretária da Câmara de Vereadores, Lúcia Calegaro Marmitt (PT), representando a Mesa Diretora, e o deputado federal da bancada gaúcha Heitor Schuch (PSB), que é 9º suplente da diretoria da Fetag.

Pedrinho destaca papel histórico das mulheres
O ex-presidente Edison Hannusch falou sobre o aprendizado que teve durante seu período na condução do STR.
"Foi uma faculdade. Olha, a gente aprende nessas idas. Não é fácil. Sempre que um dirigente sindical assume, quantos desafios encontra pela frente? Mas, com esperança, com fé, a gente consegue mais espaço e cada vez buscar mais. Sabemos que não podemos parar. Os desafios da agricultura familiar parecem ser cada vez mais difíceis", avaliou.
Pedrinho apontou que "é preciso ter coragem para ser dirigente sindical" e lembrou a atuação histórica das mulheres na luta por direitos. "Se olharmos um pouco na história, nosso sindicato sempre foi guerreiro de linha de frente no movimento sindical. Avançamos muito como agricultores. Nossa vida melhorou. E as mulheres do nosso sindicato tiveram um papel muito importante", afirmou.
"As mulheres tiveram um papel fundamental quando íamos para a briga, quando enfrentávamos polícia, cachorros, cavalos, gás lacrimogêneo. As mulheres foram muito importantes nessa briga e avançamos muito", enalteceu.
O presidente da Fetag definiu o evento de posse como "um momento histórico". "É isso o que queremos, é o que vemos aqui: homens, mulheres, jovens, os mais velhos, todos juntos, porque somos o sindicato da agricultura familiar. Família se faz com todos, com homens, mulheres, com jovens, com aposentados", ressaltou Joel.
Ele frisou que, se 2017 foi um ano de luta pela manutenção dos direitos adquiridos, "2018 tem que ser o ano de buscarmos novas conquistas". "Tem que ser o ano de retomarmos a habitação rural, de retomarmos o crédito fundiário, mas também o ano de termos preço para os nossos produtores", disse.

Prestigiada, cerimônia de posse foi realizada no salão paroquial católico, no centro de Três de Maio

A mesa principal do evento: sindicato completará 56 anos em fevereiro

Pedrinho, Anísia e Edison; secretário-geral da Fetag lembrou que
 'as mulheres tiveram um papel fundamental quando íamos 
para a briga, quando enfrentávamos polícia, cachorros, cavalos, gás lacrimogêneo'

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, definiu o evento de posse da nova diretoria 
do sindicato como 'um momento histórico'


Na foto principal: Anísia Trevisan tem 57 anos e estava na linha de frente da diretoria, como secretária, desde 2010

FOTOS: MURIAN CESCA



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

03/08/2018   |
03/08/2018   |
03/08/2018   |
03/08/2018   |
27/07/2018   |
27/07/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS