Sábado, 26 de maio de 2018
Ano XXIX - Edição 1508
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Em 11 meses, posto local do CVV realizou 7,4 mil atendimentos

02/02/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Número, que corresponde a ligações de diferentes partes do Brasil, é relativo ao ano passado. No último dia 29, posto completou um ano

O posto de Três de Maio do Centro de Valorização da Vida (CVV), que recém completou um ano, realizou 7.448 atendimentos em 11 meses. O número é relativo ao ano passado, englobando o período entre 30 de janeiro e 31 de dezembro.
Hoje, são 13 voluntários plantonistas e sete voluntários de apoio - estes últimos trabalham principalmente em atividades administrativas e de divulgação. O número de atendimentos corresponde a ligações de diferentes partes do Brasil.
No último dia 29, o posto completou seu primeiro ano. Por outro lado, no mesmo período entre 30 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado, foram, no País, 725.057 atendimentos feitos pelos voluntários.
Atendimento gratuito
Fundado em São Paulo em 1962 e reconhecido como de utilidade pública federal em 1973, o CVV presta, a todas as pessoas que querem e precisam conversar, um serviço voluntário de apoio emocional e de prevenção ao suicídio.
Gratuitas, as ligações para contatar o CVV e conversar - sob total sigilo - podem ser feitas por meio do número 188. Esse atendimento funciona 24 horas, em todos os dias da semana.
O voluntário do posto local Vinícius Serafim, que atua no trabalho de divulgação e na formação de voluntários, explica que atualmente o atendimento do posto - situado em uma sala do Hospital São Vicente de Paulo, próximo à entrada principal - é feito somente por ligações para o 188, mas que a partir de abril deverá iniciar suas atividades o Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio.
Vinícius ainda diz que, para este ano, "estamos trabalhando para melhorar as condições técnicas do nosso posto e desejamos ampliar a nossa capacidade de atendimento".

Novo curso começa em março
Em breve, o CVV de Três de Maio terá um novo curso do seu programa de seleção de voluntários. Ele começará no dia 1º de março, quinta-feira, e ocorrerá em todas as quintas até 26 de abril, sempre à noite.
Com 40 vagas disponíveis, o curso será ministrado por Vinícius e por Diogo Springer, também voluntário do CVV de Três de Maio. As inscrições, caso ainda haja vagas até lá, estarão abertas até o dia do primeiro encontro.
O curso não é voltado apenas a quem pretende futuramente atuar como voluntário plantonista. "Ele pode ser feito por quem apenas tem curiosidade ou mesmo pretende, de alguma forma, aplicar os conhecimentos obtidos", esclarece Vinícius.
"Aprender a escutar é a linha-base do curso. Em geral, com raríssimas exceções, não sabemos escutar quem está ao nosso lado. O voluntário do CVV não só aprende, mas também passa por uma mudança muito íntima quando abraça os preceitos do CVV, e quem liga é realmente beneficiado", analisa.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

11/05/2018   |
04/05/2018   |
20/04/2018   |
13/04/2018   |
29/03/2018   |
23/03/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS