Domingo, 9 de dezembro de 2018
Ano XXX - Edição 1536
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Atmes comemora 15 anos de incentivo à produção literária e artística

29/03/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Associação, que já possui oito livros publicados, conta com 15 sócios atuantes e busca revelar novos talentos
Associação Três-maiense de Escritores (Atmes) é a história de 15 anos de poesias, crônicas e contos; versos e encantos. 
Fundada em 2003, por um grupo de adeptos da literatura e da criação literária, a Atmes já possui oito livros publicados e conta, atualmente, com uma média de 15 sócios atuantes. 
Uma das fundadoras, Neli Dall Agnese Franke, relata que a paixão dela e das amigas Nélida e Elis pela poesia, foi o ponto de partida para a criação da entidade. "A gente sempre conversava, porque tinha aquela ideia de não deixar 'morrer' as poesias que estavam guardadas, engavetadas, em cadernos amarelados. Eram relíquias que gostaríamos de mostrar para as outras pessoas", recorda.  
Foi através de um anúncio no rádio que foi lançada a ideia. O primeiro encontro foi na casa de Nélida e mais de 20 pessoas compareceram. Foi assim que no dia 1º de março de 2003, surgiu a Associação Três-maiense de Escritores.
Neli é costureira e sempre gostou de escrever. "Fiz o primeiro verso quando tinha oito anos, em um trabalho da escola. Eu inventei uma poesia e quando chegou a vez de eu apresentar, a professora me elogiou e disse que havia uma poetisa na sala da aula. Foi um incentivo. Para mim, os versos saem de forma natural. Gosto de poesia com rimas. Tinha uma época em que até meus pensamentos eram todos rimados", conta sorrindo. 
Ela revela que continua escrevendo até hoje. "A inspiração surge e eu escrevo. Gosto de poesias que falam de pessoas, sonhos, aquelas que contam uma história", destaca.
Já a professora aposentada Maria Madalena Bertholdo Pieniz participa da associação desde 2005. Foi por meio dos concursos literários da Atmes que ela participou e aprimorou ainda mais o gosto pela escrita, especialmente, a poesia. "Fui professora por 33 anos. Em sete livros da Atmes, tenho 25 poemas publicados. Escrevo desde menina. A gente não tem uma técnica, o conhecimento de 'estudo do verso'. Escrevemos versos livres. Criamos conforme nossa inspiração", afirma.
Maria Madalena conta que possui cerca de 100 poemas em casa, que ainda não foram editados. "Tinha o hábito de escrever poemas para a família e amigos, como por exemplo, para uma amiga grávida, para a igreja, Dia da Nossa Senhora, romances lindos. São verdadeiras riquezas que estão guardadas", diz. 

Neli Dall Agnese Franke, primeira secretária, Cecília Delcir Scartazzini, 
presidente da Atmes e Maria Madalena Bertholdo Pieniz, segunda tesoureira
FOTO: ALINE GEHM

'O que a Atmes representa para você?'
"Participei de concursos e hoje sou membro da Atmes. Para mim, ela representa a valorização e o incentivo à educação e à cultura local, demonstrada através do amor pela escrita." 
Daniela de Oliveira, 26 anos 
(uma das integrantes mais jovens, que aos 13 anos participou de um concurso da associação)

"Representa a oportunidade de despertar a sensibilidade adormecida em cada ser humano, a começar por  mim, expressando  emoções em relação à temas diversos de forma que venha à tona o invisível". 
Maria Madalena Bertholdo Pieniz

 "Para mim, a Atmes é o jardim onde as emoções florescem!"
Neli Dall Agnese Franke

"A Atmes é o renascer da vontade de escrever em versos, prosas, crônicas, textos, histórias...Onde podemos incentivar nossas crianças a pensar, descobrir que é possível viajar através da escrita, a lugares longuínquos, inclusive, futuramente, ao sucesso". 
Cecília Scartazzini

"Penso que a Atmes é como uma flor que há 15 primaveras insiste em desabrochar na Cidade Jardim, resistindo a todo tipo de intempéries, sendo a representação  da Cultura Literária que perdura em nosso município, graças aos cuidados de pessoas engajadas, apaixonadas e altruístas". 
Jarina Cecconello


Confira a matéria completa no jornal impresso




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

30/11/2018   |
30/11/2018   |
23/11/2018   |
16/11/2018   |
09/11/2018   |
09/11/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS