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Entendendo a diferença entre consumir cacau e chocolate

06/04/2018 - Por Sandra Marasca Martini
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  • O cacau é o fruto da árvore do cacaueiro, originário da Amazônia e é considerado um alimento funcional, pois além de desempenhar funções nutricionais, quando consumido de forma regular e moderada, traz benefícios à saúde. Já o chocolate é a forma mais popular de consumo do cacau. Porém, o consumidor precisa estar consciente de que há uma ampla variedade de chocolates disponíveis no mercado, e de que o teor de cacau varia significantemente de um produto para outro.
  • Para entender melhor, precisamos olhar para a composição básica de cada um destes ingredientes: O cacau em pó tem 100% cacau e não contém açúcar; o chocolate em pó tem de 30 a 50% de cacau + açúcares e aromatizantes; já o achocolatado tem cerca de 20% de chocolate + açúcar, aromatizantes e conservantes.
  • De acordo com uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o chocolate deve, obrigatoriamente, apresentar o mínimo de 25% de cacau.
  • Os benefícios do cacau provêm do poderoso conjunto de substâncias, encontradas nele, como a feniletilamina, que estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar. Nosso corpo produz feniletilamina quando sentimos desejo por alguém ou nos apaixonamos, por isso, o cacau também é considerado um alimento afrodisíaco.
  • Temos também os flavonoides, substâncias com capacidade antioxidante que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. Os flavonoides também têm propriedades vasodilatadoras e contribuem para melhorar a circulação sanguínea e consequentemente, favorecem o bom funcionamento das artérias e do coração, colaborando para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
  • O cacau também é riquíssimo em magnésio, sendo que a deficiência deste mineral no organismo de mulheres, pode levar ao desenvolvimento de sintomas de depressão: ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça. 
  • No entanto, é essencial ressaltar que a concentração de cacau e automaticamente destas substâncias varia muito entre os diversos tipos de chocolate disponível no mercado. Por isso, é importante optar por cacau ao invés de achocolatados e por chocolates com altos teores de cacau no lugar dos chocolates ao leite. 
  • Aproveite ainda hoje os benefícios do cacau em pó da Mais Natural!




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