Domingo, 27 de maio de 2018
Ano XXIX - Edição 1508
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Depressão não é frescura ou preguiça

27/04/2018 - Por Karine Reimann
Tweet Compartilhar
A depressão é uma doença neurobiológica que afeta milhões de pessoas no mundo. Muitos não a compreendem e condenam o indivíduo afirmando que ele não tem ocupação, fé, que quer chamar a atenção de familiares, tem preguiça.
A doença afeta diferentes faixas etárias, independentemente de classe social, cor, orientação sexual, religião. Algumas vezes, a depressão ocorre por um período, como na morte de um ente querido, por exemplo. Ou é crônica, recorrente, de origem genética e terá que ser controlada por toda a vida. Quando não é devidamente tratada e reconhecida, a depressão resulta na pior coisa: suicídio. 
Depressão não é apenas crises de choro, dormir muito ou não dormir. É sorrir forçado e ter pensamentos pessimistas, ruins. É irritabilidade, mau humor, agressividade. É se sentir perdido, falta de concentração, não ter foco, objetivos. 
É ter vícios (cigarro, bebida) ou sair por aí comprando descontroladamente para tentar suprir o vazio no peito. É angústia, culpa, medo, baixa-autoestima, dor de cabeça, dificuldade em tomar decisões. É comer muito, pouco ou nada. É ter problemas digestivos, dores abdominais, imunidade baixa.
Muitos sabem que existem alguns tipos: depressão pós-parto, depressão bipolar, depressão atípica, depressão afetivo sazonal, etc. Não importa o tipo, os sintomas são similares e o indivíduo geralmente apresenta um emaranhado deles, sendo que estes sintomas devem prolongar-se por um tempo razoável, para que a pessoa seja diagnosticada com a doença.
O que poucos sabem é que depressão é uma doença séria como qualquer outra e que necessita tratamento. Não é frescura ou preguiça. Depressão é luta constante, diária. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/05/2018   |
11/05/2018   |
04/05/2018   |
20/04/2018   |
13/04/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS