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A ascensão dos cogumelos: benefícios, como escolher e usar

18/05/2018 - Por Sandra Marasca Martini
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Champignon, shimeji, shiitake e companhia caem cada vez mais no gosto dos brasileiros graças a suas virtudes nutricionais e seus potenciais gastronômicos.
Existem diversas espécies de cogumelos comestíveis e cada uma delas é rica em substâncias importantes para a saúde e que podem até mesmo ajudar a evitar doenças. 
Os cogumelos estão tendo apreço cada vez maior no Brasil, porém, eles já são consumidos há séculos em outros cantos do mundo. Eles já tiveram até apelo sagrado, como sugerem representações gravadas em templos e sarcófagos do Egito Antigo, há 4 600 anos, pois eram tão especiais que se destinavam apenas aos/ faraós. Entre os chineses, suas propriedades são até os dias de hoje aclamadas, como o reforço à imunidade. 
Não existe uma quantidade exata recomendada de consumo de cogumelo. Estima-se que em torno de 250 a 300 gramas por semana já seja interessante para uma alimentação balanceada.  Pesquisas não deixam dúvidas de que os ventos do consumo sopram a favor dos cogumelos. Na capital paulista, por exemplo, já há mais restaurantes japoneses do que churrascarias.
O crescimento do vegetarianismo e do veganismo é outra tendência que vem alavancando a venda de cogumelos. Eles são frequentemente indicados como substitutos da carne por reunirem grandes quantidades de proteínas e aminoácidos que o organismo não consegue produzir, além de ostentarem um teor baixíssimo de gordura.
Boa proteína, com pouca gordura está longe de ser o único trunfo do grupo. Há também neste alimento um enorme potencial antioxidante, ideal para a evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.
Além disso, um dos grandes predicados dos cogumelos é a polivalência na cozinha, pois é um produto extremamente versátil, que agrega textura, sabor e aroma às receitas, e também pode ser a estrela do prato!
Agregue estes benefícios na sua alimentação! Cogumelos desidratados ou em cápsulas você encontra na Mais Natural!




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