Quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Imama

15/06/2018 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Nesta edição, entrevista com Fabíola Grando, professora aposentada - que passou por um câncer de mama-, é uma voluntária vitoriosa e supervisora do Imama - Unidade Regional Três de Maio. 
 
Histórico 
Imama - O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida desde 2000 como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 pela médica mastologista Maira Caleffi e suas pacientes de câncer de mama.
O Imama busca sensibilizar a sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a importância da detecção precoce do câncer para maiores chances de cura. Preconiza sobretudo, a agilidade e a qualidade em todos os processos da rede de atenção de saúde à mama.
MISSÃO: Promover, manter e restabelecer a saúde da mama de homens e mulheres do estado do Rio Grande do Sul.
VISÃO: Erradicar o câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.
O Imama não tem fins lucrativos. Todo e qualquer valor ou contribuição arrecadado reverte integralmente para os projetos e programas de educação, conscientização, orientação, acolhimento, apoio psicológico, físico e jurídico.

Início do Imama em Três de Maio
Em março de 2009, a então primeira-dama do nosso município, Elizabeth Caraffa, participou de uma conferência para as primeiras damas municipais de todo o Estado. A equipe do Imama esteve presente e, sensibilizada pela causa, a Betty iniciou as tratativas para trazer o Imama para cá. E em 27 de novembro do mesmo ano, iniciava suas atividades o Núcleo do Imama em Três de Maio, contando desde então com um grupo de vitoriosas e voluntárias engajadas com o objetivo de salvar vidas, pois se o câncer de mama for diagnosticado precocemente tem 95 % de chance de cura.
Em virtude do bom trabalho desenvolvido no município, a equipe começou a ser convidada a fazer palestras em outros municípios, passando a ser, então, uma Unidade Regional, sendo atualmente a única no interior do nosso Estado.

Qual o novo endereço do Imama? Qual é o horário de atendimento?
O Imama, Unidade Regional Três de Maio, situado junto a Unidade Central de Saúde, atende diariamente de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h. Acolhendo pessoas não só do nosso município, mas também de toda a região.

Como funciona o acolhimento?
O acolhimento é feito pela nossa secretária, Lourdes Santos Bueno, que é funcionária cedida pela Prefeitura Municipal. 
Quem procura a nossa unidade é acolhida com muito carinho e atenção. Chegam até nós pessoas muito fragilizadas em virtude da doença, sejam elas pacientes ou familiares. Muitas vezes, 
o simples fato de serem ouvidas faz com que se sintam fortalecidas a seguirem em frente em busca do tratamento 
e, consequentemente, da cura.

O que é feito pelas mulheres acometidas pelo câncer, quando chegam até o Imama?
Para aumentar a autoestima da pessoa acometida pelo câncer, disponibilizamos empréstimo de perucas, toucas e lenços, e doação de sutiã.
Contribuímos também com atendimento psicológico, fisioterápico, nutricional, advocatício e reiki.

Como podemos usufruir desses benefícios?
Para usufruir desses benefícios é só entrar em contato com a nossa unidade, pelo fone 3535-1345 e 9 9990-9914, conversar com nossa secretária, Lourdes, para mais esclarecimentos.

Como o Imama se mantém financeiramente?
A nossa unidade se mantém através de doações, venda de camisetas da Caminhada das Vitoriosas, squeezes, enfeites de cuia, composto de ervas (chá misto) e o Lanche Rosa - esse, que será realizado no próximo dia 18 de julho.

Como funciona o exame da mamografia?
Quanto às mamografias, é orientado que a paciente procure seu posto de saúde para solicitar a requisição e fazer o agendamento.

Quais os projetos do Imama?
No momento, temos dois projetos em andamento, o "Imama na Escola" e "Imama nas Empresas", onde levamos informação para um público que não consegue sair do seu ambiente de trabalho.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
01/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS