Segunda-feira, 16 de julho de 2018
Ano XXX - Edição 1516
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

...Resíduos sólidos e o novo regramento (MTR ONLINE)

15/06/2018 - Por Carine Zambonato
Tweet Compartilhar

Como vínhamos falando na publicação anterior o prazo para cadastramento das empresas no MTR ONLINE encerra DIA 30/6/2018.
Para realizar o cadastramento basta acessar o site da FEPAM através do link http://mtr.fepam.rs.gov.br/
Acessando o Sistema de Controle de Manifesto de Transporte de Resíduos - MTR, existe um link para Perguntas Frequentes, onde podem ser esclarecidas as dúvidas mais comuns aos usuários do sistema. 
LEMBRANDO QUE
O cadastramento no sistema MTR é obrigatório para todas as empresas licenciadas independentemente do órgão licenciador, seja FEPAM ou município, desde que estejam instaladas ou realizem transporte e destinação final de resíduos gerados no âmbito do RS.

OBSERVAÇÃO DE AVES
Na quarta-feira da semana passada, dia 6, em comemoração à Semana do Meio Ambiente tivemos a oportunidade de assistir incrível palestra, realizada na URI em Santo Ângelo, sobre fotografia e observação de aves com o fotógrafo Gabriel Brutti, que através das imagens transmite "mensagens da nossa realidade, que a população precisa ter o conhecimento do seu entorno para que possa preservar as espécies e o meio em que estamos inseridos!" 
É impressionante a dedicação e o desprendimento dele na atividade de observação das aves, pois segundo relatou, chegou a permanecer por mais de 6 horas de tocaia, em um único local para, como diz ele, "mirar, apontar e 'click', registrar o melhor momento de uma ave, aquele momento em que a ave está inserida no seu habitat natural, sem qualquer interferência".
Na prática já existem diversos COAs, denominados Clube de Observadores de Aves e cada vez mais essa prática tem aumentado. É um momento em que o ser humano consegue sair do seu eu e se colocar em contato com a natureza, como mero espectador da maravilha da nossa mãe terra.
Segundo relatos do fotógrafo Gabriel Brutti, algumas espécies que já não víamos com tanta frequência estão reaparecendo novamente. Fica aqui algo para refletir, o que levou ao sumiço dessas espécies e agora o que faz com que essas aves apareçam novamente?
Seguem algumas fotografias tiradas e fica aqui um grande abraço a esse amigo que tanto estimo, por colocar toda sua sensibilidade nas fotografias e também pelo desafio ao qual se propõe, pois ser um observador de aves, não se mostrou uma tarefa fácil de executar. É claro, em breve esperamos que esse trabalho vire publicação, com uma linda coletânea de fotografias.


Pica-pau-dourado (Piculus aurulentus)
Por: Gabriel Brutti (Facebook)


Gabriel Brutti - Vernissage Entre Nós





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

25/05/2018   |
11/05/2018   |
09/02/2018   |
26/01/2018   |
12/01/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS