Quarta-feira, 27 de março de 2019
Ano XXX - Edição 1550
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Tolerância

08/03/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
"Tolerância é uma palavra que se usa muito no dia a dia, em sociedades como as nossas em que o reconhecimento das diferenças é importante. Isto é, a aceitação de que as pessoas - não por serem como são - por não serem como nós somos, não são, necessariamente, piores. Elas são, necessariamente, diferentes. Claro que podem ser piores ou melhores, mas a diferença é um fato, a aceitação do pluralismo no campo da política, da religião, da paixão clubística nos leva a exaltar a tolerância, que desde o século XVIII vem sendo vista como uma grande virtude social. 
Tolerar é aceitar o diferente na condição em que ele está. Eu não gosto tanto da expressão tolerância, porque dá impressão de que ela autoriza alguém a não ser como eu, quase como dizer: "Eu tolero você, mesmo que você não seja como eu; tudo bem, que você não é tão inteligente". Essa tolerância é um pouco arrogante desse ponto de vista.
Eu gosto da expressão: acolhimento. Em vez de tolerar alguém, seria melhor que eu acolhesse, que significa receber em mim a ideia de que a outra pessoa não é como eu, mas isso não significa que ela é pior, que ela é exótica. Ela é apenas diferente. 
Acolhimento é uma abertura da mente. E a mente inteligente está sempre aberta para trazer para dentro de nós a possibilidade de se interessar por aquilo que não é como nós somos ou como já sabemos." 
Mario Sergio Cortella
#inteligenciaemocional #relaçõeshumanas #diaadia #tolerância #diversidade #respeito #sabedoria #conceitos #opiniões #saúdeemocional




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

22/03/2019   |
15/03/2019   |
01/03/2019   |
22/02/2019   |
15/02/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS