Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1586
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Psicóloga cria o projeto 'Inteligência ao Modo Mulher'

18/04/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Iniciativa de Arlete Salante propõe espaço de reflexão e evolução, embasado em conhecimentos profundos sobre a psicologia feminina

Um projeto pessoal saiu do papel e foi colocado em prática pela psicóloga Arlete Salante nesta semana. Denominado "Inteligência ao Modo Mulher", o projeto teve início na noite da última segunda-feira, 15, na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Três de Maio, quando foi realizado o primeiro encontro com mulheres.
Arlete, que também é psicoterapeuta, consultora empresarial e doutoranda em Psicologia pela Uces (Buenos Aires), tinha ideia de realizar esses encontros desde 2015, quando ingressou no doutorado. "Por uma série de novos estudos a que tive acesso, senti a necessidade de compartilhar com outras mulheres", conta.
De acordo com a profissional, há uma identidade que une aquelas mulheres que buscam o autodesenvolvimento e o aprimoramento contínuo. "Com os encontros, eu abro este espaço para aproximar estas mulheres. Todas sabemos que ainda vivemos uma cultura muito misógina e, muitas vezes sem se dar conta, as próprias mulheres fortalecem o preconceito contra a mulher", avalia.
Os anos passaram e, agora, a oportunidade se abriu efetivamente, neste ano, quando Arlete pôde impactar diretamente em torno de 700 mulheres com as palestras que ministrou nas comemorações do Mês da Mulher e sobre o lançamento do livro "Mulheres antes e depois dos 50".

Liderança feminina, na vida profissional e pessoal
A psicóloga conta que traçou alguns objetivos que nortearão os encontros. Entre eles, está a promoção da união entre as mulheres, o estar entre mulheres - sem críticas, julgamentos ou comparações. "Precisamos compreender algumas barreiras para o fortalecimento das mulheres e da sociedade. Parto da premissa de Meneghetti (2004), em que mulheres e homens são de igual importância, indispensáveis e complementares para o planeta. Nesta visão, todos ganham, todos evoluem."
Outro objetivo central do projeto é tornar conscientes os modelos sociais que impactam psicologicamente nas mulheres, avaliando se eles possibilitam ou não a ação de liderança feminina, na vida do profissional e pessoal.

Encontros direcionados para mulheres que buscam melhorar seu autoconhecimento
Questionada sobre o que a participante pode encontrar nestes encontros, Arlete comenta que trata-se de um espaço de reflexão e evolução, embasado em conhecimentos profundos sobre a psicologia feminina. "Estes estudos contribuem para que as próprias mulheres reconheçam e organizem sua força e seu potencial liderístico de ação, assim como seus projetos de vida."
Além disto, a participante também encontrará outras mulheres dispostas a se desenvolver. "Como diz a Maria Alice Schuc, 'quando uma de nós desabrocha, outras se sintonizam em tom e ritmo, emergindo em novas evoluções. Ouvem-se então originais melodias, o mundo ganha nuances mágicas'", afirma.
Segundo Arlete, os encontros são para mulheres com interesse real em começar ou continuar seu desenvolvimento para evoluir pessoal e profissionalmente, para mulheres que buscam melhorar seu autoconhecimento, suas relações com outras mulheres, mas, também, para aquelas que desejam se manter motivadas a continuar nas suas transformações. "A ideia é de que seja heterogêneo em idade, as diversas experiências de gerações diferentes enriquecem as trocas."
A psicóloga explica que, para manter a qualidade dos encontros, os grupos não serão numerosos. As interessadas devem entrar em contato com Arlete pelo telefone ou WhatsApp (55) 99970-8357.

Projeto da psicóloga Arlete Salante consiste em promover um encontro mensal com mulheres, na sala de reuniões da ACI. Interessadas devem entrar em contato com a profissional pelo telefone (55) 99970-8357



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

01/11/2019   |
18/10/2019   |
19/09/2019   |
09/09/2019   |
30/08/2019   |
23/08/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS