Quinta-feira, 20 de junho de 2019
Ano XXXI - Edição 1562
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Gerações X, Y e Z e a tecnologia

17/05/2019 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
A qual você pertence?

As gerações atuais podem ser classificadas, basicamente, em três: X, Y, e Z.  Cada geração tem uma forma diferente de se relacionar com a internet e a tecnologia.  A qual você pertence?  Acompanhe a matéria e descubra as características de cada geração.
As gerações são divididas basicamente pela época de nascimento e acontecimentos que marcaram a sua formação. As pessoas da geração X nasceram entre os anos 60 e 70, da geração Y ao longo da década de 80 e início da década de 90 e, por fim, da geração Z ao longo dos anos 90 e anos 2000.

Geração X
A geração X foi marcada, principalmente, por vivenciar a tensão e o fim da Guerra Fria. Ela corresponde aos adultos com mais de 40 anos de idade.  Nessa época, aparelhos como computador ainda estavam em aprimoramento e não eram algo comum para a população. 


Geração Y
A geração Y, por sua vez, em sua adolescência e início de juventude, vivenciou a revolução tecnológica.  A popularização da TV em cores e com controle remoto (algo inacreditável na época). A evolução dos celulares tipo "tijolão" para os atuais smartphones! A passagem do disquete para o CD, para o pendrive em poucos anos, e tantas outras coisas  como o discman, VHS, fitas de videogame e muito mais. 
Para a geração Y a transição tecnológica foi complexa e rápida, mas bem menos impactante do que para sua geração antecessora. Talvez por isso exista tanta diferença nos modos de lidar com a internet e a tecnologia entre essas duas gerações.  A geração Y tem muito mais afinidade e dependência pelos artefatos tecnológicos do que a geração X, onde muitas pessoas conseguem viver muito bem obrigado sem um smartphone, computador ou acesso a internet. 
Agora se você é da geração Y e está se achando "o cara" em assuntos tecnológicos espere até conhecer a geração Z.



Geração Z
A geração Z é formada pelas crianças e adolescentes de hoje. Eles já nasceram conectados a web, em meio ao boom tecnológico. Muitos não conseguem nem imaginar a vida sem computador, celular, smatphones e a internet. São a geração multifuncional. Pois recebem tanta informação e tantos estímulos ao mesmo tempo desde crianças que são capazes de comer, ouvir rádio, acessar a internet, jogar videogame tudo quase ao mesmo tempo. E processar todo tipo de informação que recebem em tempo real, tudo ao passo de um clique! 


Futura geração
Algo a se pensar é como será a futura geração. A geração formada pelas crianças de hoje e por aqueles que ainda irão nascer nesta década. Estas crianças  serão criadas por pais das gerações Y e Z.  O mundo estará cada vez mais conectado? As crianças vão deixar de brincar de pega-pega e estarão só conectadas à tecnologia? E como fica o lado afetivo?


Fonte: http://blogparasabermais.blogspot.com/2012/09/
geracoes-x-y-e-z-e-tecnologia-qual-voce.html



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

07/06/2019   |
31/05/2019   |
24/05/2019   |
10/05/2019   |
04/05/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS