Domingo, 13 de outubro de 2019
Ano XXXI - Edição 1578
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para consumo

12/07/2019 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - PESSIMISMO É COMO INÇO - Que nasce nas lavouras mal cuidadas. Se o inço do pessimismo não é arrancado, ele acaba com as plantas. Na verdade, existem pessoas que transpiram otimismo o tempo todo. Mas também existem aqueles que veem tudo atravessado. O pessimismo é como o vírus que se espalha e contagia o que está a seu redor. Por isso, os otimistas fiquem longe e não se aproximem de quem está contaminado. Realmente, trata-se de uma doença contagiante. E nestes tempos bicudos que estamos atravessando o pessimismo fervilha em nossa volta. E com pessimismo nada ou muito pouco se constrói. Quem sabe os que têm um sentimento otimista façam um esforço e ajudem a erradicar o inço que está aniquilando o que está sendo plantado no campo econômico no solo fértil de nossa Nação. 

NÃO PODE SER VERDADE - Três de Maio merece mais do que isto. Ficamos em décimo lugar na região da Grande Santa Rosa segundo a Secretaria Estadual da Fazenda no que tange aos índices provisórios do Índice de Participação dos Municípios - IPM - de 2020. Três de Maio cai do primeiro lugar na região para o décimo lugar com aumento de 2% em relação ao IPM de 2019. Perdemos para Independência, Salgado Filho, Tucunduva, Cândido Godói, Santo Cristo, Douro Maurício Cardoso e Campina das Missões. Não pode ser verdade. Deve ter alguma coisa errada. 

LUCRO MAGRO - Um ex-organizador da Expofeira entende que foi magro o lucro da recente exposição. Algo em torno de R$ 7 mil. Os 55 mil que ingressaram no parque deixaram pouco para os cofres da Expofeira. Talvez o mau tempo tenha contribuído. 

MOSQUITO EM PLENO INVERNO - Que me lembre mosquito no inverno é coisa que nunca aconteceu por aqui em dia de temperatura a zero grau. Imaginem o que poderá acontecer no verão, se não houverem sérias providências. E olhem que o vírus da dengue está por aí. 

FESTA JUNINA EM JULHO PODE? - Houve tempos em que os finais de semana e as datas para as festas juninas eram poucas e, por isso, era invadido o mês de julho. Mas isso era lá atrás, nas décadas de 1960 e 1970. Hoje, não haveria motivo para festas juninas em julho. As festas deste mês seriam festas julinas. 

BRINCADEIRA SADIA - Em toda parte existem os brincalhões e os satíricos. Saiu a brincadeira, por sinal, sadia de que Três de Maio deixou de ser Cidade Jardim para ser Cidade das Farmácias.

CARROS ABANDONADOS - Pelo menos dois carros abandonados foram flagrados por este colunista. Um com placa de São Paulo numa rua pouco movimentada. Outro veículo está abandonado há cerca de 8 meses, a 100 metros do trevo da Avenida Uruguai-Avenida Alberto Pasqualini. Aliás, este se encontra ali, desde outubro do ano passado, emblemado com propaganda do então candidato, que há seis meses está assumindo como deputado federal em Brasília. Parece que ninguém é dono do veículo. Estes veículos e devem existir muitos outros cidade afora, deveriam ser recolhidos. Mas quem o fará? 

MAL-AGRADECIDOS - Até no esporte existem os mal-agradecidos ou os mal-educados. O que Neymar, um dos jogadores mais bem pagos do mundo, está fazendo é coisa do arco. Está dando vexame a torto e a direito. Até o nosso treinador da Seleção Brasileira cometeu um ato falho inaceitável, quando não aceitou cumprimentar e muito menos tirar foto com o presidente do seu país, "porque não quer apoio político", conforme alegou. Mas o treinador foi flagrado com uma foto ao lado do ex-presidente Lula, tirada em outros tempos. É o mau-caratismo das pessoas ligadas ao esporte, onde ganham fortunas e alto prestígio. 

ECONOMIA - Queda nos preços de alimentos e combustível faz inflação de junho ser a menor do ano. Com queda nos preços dos combustíveis e dos alimentos, a inflação recuou em junho para 0,01%, 0,12 ponto percentual abaixo do registrado no mês anterior.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

04/10/2019   |
27/09/2019   |
19/09/2019   |
13/09/2019   |
06/09/2019   |
30/08/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS