Quarta-feira, 23 de outubro de 2019
Ano XXXI - Edição 1580
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

'Vereador Idoso por um dia' pretende dar voz à população idosa

13/09/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Projeto de resolução legislativa, de autoria da vereadora Lúcia Marmitt, do PT, foi aprovado na última sessão

"Sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteção e espaço à população idosa. A mensagem que se pretende passar é de que as pessoas dediquem mais do seu tempo para os idosos, oferecendo-lhes carinho e atenção, pois não raras vezes os mesmos são efetivamente esquecidos, não só pelos familiares, mas também pela sociedade como um todo", é a justificativa da vereadora Lúcia Calegaro Marmitt, da bancada do Partido dos Trabalhadores, para seu projeto de Resolução Legislativa Nº 05/2019, que institui o projeto "Vereador Idoso por um dia", no Município de Três de Maio.
Aprovada por unanimidade, a proposta visa oferecer aos idosos, uma Sessão Legislativa, de forma simulada, na primeira terça-feira do mês de outubro de cada ano, às 18 horas, tendo como local o plenário da Câmara de Vereadores. Nessa Sessão, ao invés de 11 vereadores (eleitos pela população) fariam parte 11 idosos, devidamente indicados pelos Grupos de Idosos que participam de projetos e ações vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimetno Social, mediante critérios próprios, não havendo participação do Poder Legislativo no processo de escolha, a qual caberá exclusivamente aos respectivos grupos. 
A vereadora explica que cada idoso participaria de apenas uma Sessão, não havendo recondução dos indicados nos anos seguintes, para que mais idosos sejam contemplados com o projeto. "O funcionamento da sessão obedecerá as mesmas regras de uma Sessão Ordinária do Poder Legislativo, inclusive quanto à escolha da Mesa Diretora", informa, destacando que ao final da sessão, os vereadores titulares farão a entrega dos certificados aos participantes do projeto. Lúcia observa ainda que os vereadores idosos não serão remunerados, sendo sua atividade considerada de relevante interesse público.

Projeto e indicações legislativas
Na sessão, também foram apresentados o Expediente recebido do Poder Executivo e o do Poder Legislativo. O vereador Cristhian Maehler, da bandada do Progressistas, que permaneceu no cargo durante dez dias, no lugar do vereador Cleiton Felipe dos Santos, apresentou um projeto de lei e duas indicações legislativas. O projeto de lei n° 10/2019, que "dispõe sobre a apresentação do Cartão de Vacinação ou Cartão da Saúde da Criança nas Escolas do Sistema Educacional do Município"; e as indicações legislativas Nº 07/2019, "para que o Poder Executivo estude a possibilidade de elaborar o Programa Mais Educação, Mais Futuro, em parceria com a Secretaria de Educação de Três de Maio a fim de desenvolver um Intensivo Preparatório para Exames de Vestibular, com foco para o Enem; e a de Nº 08/2019, "que o Poder Executivo, estude a possibilidade de elaborar o Programa Conexão Empregos, em parceria com Sine, ACI, Sindilojas e instituições de ensino público e privadas de Três de Maio a fim de desenvolver um sistema inteligente para auxiliar nos processos de oportunidades  empregatícias".

Vereadora Lúcia Calegaro Marmitt, da bancada do PT



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS