Quarta-feira, 23 de outubro de 2019
Ano XXXI - Edição 1580
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Chá verde para reduzir a ferritina

13/09/2019 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
A Ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, que armazena o ferro dentro das células do organismo, especialmente nas envolvidas no metabolismo e reserva de ferro. O ferro é um micronutriente essencial para o funcionamento do organismo, ele é utilizado para a formação da hemoglobina, a qual está presente nos glóbulos vermelhos e tem a função de transportar o oxigênio para as diversas partes do corpo. O exame de ferritina no sangue é o mais utilizado para diagnosticar a falta ou o excesso desse ferro oxidado no organismo.
No entanto, nem sempre quando temos resultados altos significa que o organismo tem ferro em excesso. Atualmente, a causa mais comum é síndrome metabólica em função da obesidade, acúmulo de gordura no fígado e diabetes. Quando se tem um aumento dos níveis de ferritina sanguínea deve-se fazer mudanças imediatas nos hábitos alimentares.
Evitar carne vermelha e vísceras em geral (fígado, coração, moela) por serem ricas em ferro de origem animal, que tem uma absorção privilegiada pelo corpo, além de serem ricas em gorduras, alimentos industrializados enriquecidos de ferro.
Deve-se reduzir o consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão) associada a ingestões de alimentos fontes de ferro ou suplementos vitamínicos. A vitamina C ajuda na absorção do ferro. No entanto, não se deve deixar de consumir alimentos fontes dessa vitamina, apenas deve-se ingerir em refeições que não estejam associados a alimentos ricos em ferro.
É muito importante restringir o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente durante as refeições e realizar exercícios aeróbicos e frequentes. 
Sem esquecer de acrescentar após cada refeição, nosso Green Tea ou o famoso chá verde (sem esquecer que tem que ser original) que é um dos únicos alimentos que tem a capacidade de reduzir a absorção do ferro ingerido na refeição. 
Green Tea ou Chá verde é na Mais Natural!





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/10/2019   |
11/10/2019   |
04/10/2019   |
27/09/2019   |
19/09/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS