Terça-feira, 19 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1584
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A Contabilidade e Gestão Empresarial

19/09/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Contabilidade sempre esteve focada no registro e controle do patrimônio das entidades públicas e privadas, desde sua origem até hoje. Atualmente deixa de ser apenas controle e passa a contribuir na gestão administrativa com informações relevantes

Dando continuidade a abordagem sobre a importância da contabilidade e suas demonstrações, o Contador Edelmar Elói Barasuol (CRC/RS 24796/O), da Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade, de Três de Maio, considera relevante o manuseio e interpretação do que representam os números em suas demonstrações econômico-financeira, por meio da escrituração contábil regular e legal, dos atos e fatos administrativos (gestão de negócios).
"Os dados contábeis, se não forem analisados e discutidos de forma que possam contribuir para a gestão dos negócios, não terão sentido, ficando apenas na condição de números, para atender a parte fiscal. Costumo dizer que os dados deverão ser analisados e transformados em informações e conhecimentos, com isso auxiliando nas tomadas de decisões e projeções futuras das organizações", afirma Barasuol.
Segundo o contador, a contabilidade sempre esteve focada no registro e controle do patrimônio das entidades públicas e privadas, desde sua origem até hoje. Atualmente deixa de ser apenas controle e passa a contribuir na gestão administrativa com informações relevantes.

Contabilidade e inovações
Barasuol observa que, na atualidade, os profissionais que atuam na área contábil (contadores e técnicos), estão passando por inovações constantes, tendo à sua disposição ferramentas tecnológicas que possibilitam a redução dos trabalhos operacionais e, com isso, os profissionais podem atuar mais como analistas e consultores das organizações, podendo, dessa forma, contribuir na gestão das mais diversas áreas.
Neste sentido o CRC-RS tem contribuído, significativamente, por meio de educação continuada, com palestras, seminários, convenções e, uma vasta informação disponível no portal do CRC-RS, no intuito de valorizar os profissionais, para que eles estejam instrumentali-zados para o enfrentamento das grandes mudanças que vem ocorrendo. Também, o Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Estaduais vem atuando fortemente na questão de representatividade e contribuições para que haja uma maior participação da classe nas questões tributarias do país, estando numa permanente batalha para redução de números de tributos e respectiva simplificação. 
"Acredita-se que hoje os profissionais dedicam mais de oitenta por cento de seu tempo na interpretação da legislação, ficando com um tempo reduzido para dedicar-se e focar na gestão. Considera-se que, a chegada da tecnologia na estrutura dos estados irá alterar o papel dos profissionais, ou seja, de 'operador de números' para assessor na gestão dos negócios", explica.

A Contabilidade e Gestão Administrativa
O contabilista Edelmar Barasuol elaborou uma representação gráfica (imagem ao lado) para melhor compreensão da importância da contabilidade e dos profissionais que atuam nas mais diversas áreas. 
"A contabilidade disponibiliza informações para todos os setores para fins de análise, porém, os profissionais da área e empresários deveriam se aproximar mais e debater questões, não somente tributárias, mas também voltadas para a gestão e preservação do patrimônio", orienta.
Para consolidar e analisar todas essas informações são necessários profissionais cada vez mais preparados para dar suporte às organizações, não somente na parte tributária, mas, também, na orientação para o fortalecimento e crescimento das empresas, independente do porte da mesma. 
"Face as consideração traçadas acima, acerca da importância da contabilidade, resgata-se a relevância de um conselho de classe voltado para um profissionalismo ético, responsável, atuante e comprometido com as constantes inovações. Nesse sentido, os Conselhos Federal e Estadual de Contabilidade estão sempre presentes, dando suporte com sugestões e atualizações, junto aos órgãos governamentais, referente a legislação contábil e tributária."




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/11/2019   |
01/11/2019   |
18/10/2019   |
11/10/2019   |
11/10/2019   |
30/09/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS