Sexta-feira, 5 de junho de 2020
Ano XXXI - Edição 1604
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para consumo

20/03/2020 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - MUITA CONFUSÃO - Neste momento o Brasil está envolvido em muita confusão. Com o advento do coronavírus o país está sofrendo uma das maiores complicações. A população em geral está um pouco descrente no que vem sendo divulgado sobre a pandemia, que nasceu lá na China. Para muitos, o vírus teria sido criado para beneficiar a economia chinesa. O vírus se espalhou como fogo de pólvora e atingiu em pouco tempo todo universo. E muitas pessoas, infelizmente, já perderam a vida, principalmente, na Itália, que teria subestimado a chegada do vírus. São muito desencontradas as notícias que circulam. Tudo a cada dia que passa muda de figura e novas e mais notícias espoucam. Tudo o que circula nos quatro quadrantes do mundo sobre o assunto está gerando descrença. Vamos esperar para ver quem está com a verdade.
TODOS VAMOS SOFRER JUNTOS - O ano de 2020 está cor de ocre. Estamos vivendo um dos piores momentos das últimas décadas. A agricultura gaúcha está produzindo a pior colheita dos últimos tempos, motivada pela seca. Em cima disso, vem esta ingrata pandemia. Vamos ter uma das piores pancadas econômicas dos últimos tempos. Bilhões e bilhões vão ser perdidos. Muitas empresas, inclusive, podem fechar e o desemprego vai ser maiúsculo. E, claro, as arrecadações dos cofres públicos vão ser alarmantes. Todos vamos sofrer juntos.
SERÃO GRANDES OS PREJUÍZOS - Seja como for, os prejuízos na nossa economia serão incalculáveis, em função do coronavírus, pois as vendas e a produção cairão drasticamente e o desemprego será acelerado e com isso cairá sensivelmente o nosso Produto Interno Bruto PIB - em 2020. Muitas atividades já foram suspensas e outras ainda serão ou deverão ser suspensas. Precisamos acostumar-nos a novo jeito de viver em comunidade. Então, fica a recomendação: nada de pânico. Cuidado com informações fantásticas e notícias espetaculares.
NADA PARECIDO - Em 80 anos de vida, nada parecido aconteceu. Nenhuma epidemia, ou pandemia ocorreu. Houve alguns pequenos episódios como a febre amarela, a gripe asiática e nos tempos mais recentes estivemos às voltas com o vírus da dengue, que vem atucanando a população, há vários anos. Em 80 anos de vida, nunca foi preciso usar máscara. Agora, com o advento do coronavírus pode chegar a vez de usar um protetor, para evitar o incômodo vírus que vem lá da China. Nunca precisei faltar à aula por causa de vírus e nem precisei faltar ao trabalho por incômodos desta natureza e nem fui autorizado a trabalhar em casa.
FENASOJA FOI TRANSFERIDA - A edição 2020 da Fenasoja, que deveria acontecer, no mês de abril, em Santa Rosa, foi transferida para novembro. Além de causar sérios transtornos, a transferência também causa sérios prejuízos, porque, em novembro, se inicia o plantio da safra de soja 2020/2021. Mas é uma solução neste momento. Quanto à realização da Expo Terneira, edição 2020, até o momento nada se sabe. Com certeza, tudo vai depender da evolução do coronavírus. 
SAFRA RECORDE DE SOJA - Apesar da quebra na colheita de soja, por causa da falta de chuvas, sobretudo, em algumas regiões do Rio Grande do Sul, está prevista uma safra recorde de soja. No Centro-Sul, no Centro e também em regiões como a Bahia, a safra da oleaginosa está sendo surpreendente. O recorde previsto para a presente safra da oleaginosa é de 126,3 milhões de toneladas. Quanto ao milho, a safra deve cair, porque a safra do tardio está sofrendo com a falta de chuvas.
É PRECISO TER PENA DOS ESTUDANTES - Sobretudo, dos estudantes das escolas públicas, que sofrem com as greves e, agora, com as paralisações do coronavírus. Inclusive, os estudantes das escolas particulares também vão sofrer os efeitos negativos da epidemia. O ano letivo de 2020 já começa prejudicado para uma boa aprendizagem. A nossa educação já não passa por um bom momento, imaginem com os contratempos que os estudantes têm que enfrentar.
PODERIA HAVER UM ESQUEMA PARA O PERÍODO DE INTERRUPÇÃO DAS AULAS, PARA QUE OS ESTUDANTES NÃO FICASSEM SEM ATIVIDADE. QUE TAL!



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

29/11/2019   |
22/11/2019   |
14/11/2019   |
08/11/2019   |
01/11/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS