Segunda-feira, 1 de junho de 2020
Ano XXXI - Edição 1604
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A escolha de Sofia

27/03/2020 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Depois de muito ver discussões nas redes sociais sobre o que seria indicado para que a 'pandemia' causada pelo coronavírus fosse freada se estabeleceu antagonismos entres as escolhas, vida ou economia.
Para resumir essas opiniões trago para reflexão um fato análogo: A escolha de Sofia, quando uma jovem Polonesa que, durante a segunda guerra mundial, teve lhe ofertado por um agente do nazismo o dilema de escolher um dos seus dois filhos para morrer na câmara de gás, caso ela se negasse a fazer a escolha os dois morreriam.
Pois com a orientação/determinação do isolamento social, o fechamento dos estabelecimentos não essenciais, a não possibilidade de circulação das pessoas a fim de evitar a disseminação do vírus, vê-se a discussão de quem tem razão: ficar em casa, sair somente para as tarefas imprescindíveis ou o isolamento vertical, ou seja, resguardo dos imunossuprimidos e dos grupos de risco, nos quais se incluem os idosos, liberando-se os demais cidadãos para o trabalho e atividades diversas.
Preocupa-me quando ouço economistas estabelecendo percentuais de mortos por número de habitantes, que capitalismo selvagem, como se o ser humano fosse somente um número, pois garanto que não é, especialmente quando se trata de um ente próximo e querido.
As ideias diante de um problema de proporções globais não devem ser direcionadas para posicionamentos e defesas de ideologias, porque se defendo a economia pura e simples, posso ser tachado de direitista extremado, se defendo tenho uma posição diversa posso ser tachado de comunista, que se tenha então um meio termo, onde tudo e todos sejam importantes.
Prego e defendo posições ponderadas, sem guerras midiáticas, sem utilização dessa praga que assola a humanidade como palanque eleitoreiro, defendo a VIDA e a ECONOMIA, exatamente nessa ordem. Que Deus ilumine as mentes que são responsáveis pela gestão nos diversos níveis para um entendimento e encaminhamento das melhores alternativas para a proteção do cidadão, para que quando tudo passar, e vai passar, possamos tirar algum aprendizado daquilo que passarmos durante essa tempestade.
Major Nascimento
Três de Maio




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

27/03/2020   |
27/03/2020   |
20/03/2020   |
29/11/2019   |
22/11/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS