Sábado, 29 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Implantodontia

12/04/2013 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
A odontologia estética é uma das especializações mais procuradas hoje em dia. Não é à toa, já que ter um sorriso bonito é o desejo de muita gente.  Nesta entrevista, o cirurgião dentista Eduardo Foletto - graduado em Odontologia pela UFSM e pós-graduado em Implantodontia pela UNINGA-SM, tira as dúvidas e fala sobre implantes dentários.
"Mais de 95% das pessoas que usam implantes dentários acreditam que melhora a sua qualidade de vida e autoestima". Pesquisa Saúde Oral 2012.


O que são implantes dentários?
São suportes de metal, normalmente de titânio, posicionadas cirurgicamente no osso maxilar, abaixo da gengiva, com o objetivo de substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Quando e como surgiu a implantodontia?
A implantodontia, que nós conhecemos hoje, é uma ciência relativamente nova. Em estudos feitos na década de 60, pelo professor sueco PER- Ingvar Branemark, sobre a aceitação do titânio pelo organismo, ficou constatado que o titânio aderiu ao osso, dando início assim a chamada era da osteointegração na implantologia. A partir desses estudos a implantodontia deixou de ser uma esperança para se tornar uma realidade biologicamente aceitável com um índice de sucesso que hoje supera os 95% dos casos. Porém, no Brasil o implante de titânio, que revolucionou a implantodontia, está completando apenas 18 anos de uso.

Fale um pouco da evolução dos implantes dentários...
Os implantes dentários evoluíram junto com a odontologia em geral. Antes o processo era feito por partes e podia levar meses para ser completo e mais meses de recuperação. Agora com o implante dentário feito com carga imediata, em apenas um processo, o paciente já recupera a dentição e as funções mastigatórias em pouquíssimo tempo. O processo de implante dentário evoluiu tanto nos últimos anos que pode ser feito sem enxerto ósseo e totalmente sem cortes. As cirurgias rápidas e previsíveis fazem com que a cada dia a prática do implante dentário torne-se mais desejada e mais acessível aos pacientes que necessitam repor dentes parcialmente ou em sua totalidade.

Quantas e quais as técnicas de implantes utilizadas no mundo hoje?

Temos várias técnicas utilizadas no mundo hoje, como, por exemplo, a de implantes com carga imediata, quando o paciente já sai com o dente no implante na mesma hora da cirurgia. Temos também implantes imediatos, nos quais eles são colocados na mesma hora da extração dentária. As técnicas são muitas e devem ser executadas de acordo com cada caso.

Quais o benefícios que os implantes podem trazer para os pacientes?
O benefício imediato é na melhora instantânea de capacidade de trituração dos alimentos, visto que pacientes que fazem o uso de dentaduras utilizam somente 20% da força mastigatória, enquanto que pacientes com implantes podem chegar a 95% da força mastigatória. Outro benefício está ligado à estabilidade da prótese dentária, pois o implante é fixo no osso e não corre o risco da prótese se deslocar. No caso de perdas dentárias unitárias, não há necessidade de desgaste de dentes vizinhos para a colocação da prótese. Esteticamente, os implantes após terminados ficam muito semelhantes a dentes naturais.

Para quem são indicados os implantes dentários?
Qualquer pessoa com uma boa condição de saúde pode ser candidato a reposição de dentes ausentes. O paciente precisa ter quantidade de osso disponível no lugar onde o dente foi perdido, de modo que este osso possa ancorar o implante. Existem condições onde poderá haver a reposição de todos os dentes superiores e inferiores. Pode-se dizer que a quantidade de implantes depende de cada caso, sendo executados implantes unitários ou múltiplos.

Como são realizadas as cirurgias de implantes?
A cirurgia para colocar implantes dentários não é um processo complicado. Com as atuais técnicas, mais desenvolvidas, um procedimento comum, sem imprevistos, pode durar apenas meia hora nos casos mais simples. A cirurgia é realizada no próprio consultório do dentista com anestesia local e o paciente não sente dores.

Como é a recuperação pós-operatória?
Como a cirurgia de implantes se tornou um procedimento relativamente simples, tomados os cuidados necessários de repouso e medicação, principalmente nas primeiras horas pós-cirurgia, a recuperação é rápida e sem imprevistos.

Quais são os exames necessários para a realização de implantes dentários?
O ideal é uma tomografia computadorizada, porém em alguns casos conseguimos solucionar com uma radiografia panorâmica ou uma radiografia periapical.

O que são enxertos ósseos e como eles são realizados?
Enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico para repor tecido perdido (osso). Para tal, há a necessidade de uma área doadora para coletar osso e posicionar no lugar necessário (área receptora). Existem três tipos de origens deste osso: de bancos de ossos humanos (cadáver), de animais (bovinos) e do próprio paciente (autógeno). O melhor osso é aquele removido do próprio paciente, por ter a menor chance de rejeição e a melhor cicatrização. Este osso pode ser removido da própria área cirúrgica do implante ou de outras áreas da boca. Em situações onde a quantidade de osso necessária para a reposição é muito grande, a boca não consegue ceder, tendo que se utilizar de área doadora extrabucal, sendo necessária a internação hospitalar e a ajuda de um médico anestesista e um ortopedista.

Além dos implantes dentários, quais os outros serviços oferecidos em seu consultório?

Em nosso consultório são realizados implantes dentários, prótese sobre implante, tratamento periodontal, restaurações dentárias, clareamento, profilaxia (limpeza, próteses fixas, próteses totais e próteses parcias, exodontias múltiplas e siso). Também oferecemos tratamento em ortodontia e ortopedia facial (aparelhos dentários) e odontopediatria, estes realizados pela colega Taísa Guimarães Cassol.

Qual a mensagem e as ponderações finais?

Espero com isso ter conseguido sanar algumas dúvidas sobre o tratamento de implantes dentários, desmistificando a sua fama de um procedimento complicado. Porém, para evitar problemas, procure um especialista para realizar o tratamento.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS