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A Importância da "Marca"

19/04/2013 - Por Yara Lampert
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Nesta entrevista vamos abordar o tema "Marca". É ela que cada vez mais ganha importância e atenção junto ao mercado: um nome, um símbolo, um design, qualquer que seja a sua forma, a marca contribui para o processo de decisão do consumidor, à medida que a diferencia do concorrente. Podemos dizer então, que a marca é o bem mais precioso do mundo globalizado. Os valores, a cultura e a personalidade são os significados mais permanentes de uma marca. A marca é um elemento vivo, ela nasce, cresce e deve se desenvolver com o passar do tempo.
Deve acompanhar as mudanças enfrentadas pela instituição que simboliza. Deve acompanhar os valores estéticos, induzindo o consumidor a uma verdadeira cumplicidade. Grandes empresas gastam verdadeiras fortunas em estudos de identidade visual, aprimorando e reeducando seus padrões estéticos... Exemplo: Coca-Cola, Pepsi, Visa, Bradesco, Itaú, Rede Globo, entre tantos outros. Para falar sobre este tema, a coluna trás uma entrevista com o Designer Gráfico
Paulo Allegretti (leia-se SURICATA Design e Gestão de Marca).

O que, afinal é uma marca?
Mais que uma imagem isolada é um desenvolvimento coerente e integrado. Mais que um símbolo, uma estratégia de comunicação. O poder da marca está na mente do consumidor. A identidade de uma marca a posiciona e representa seus desejos. Uma marca comunica o que a empresa é, o que pretende ser e trilhar o seu percurso. Porque não é aquilo que você diz que é. É aquilo que eles dizem que é! Sensação intensa e visceral que o consumidor tem de determinada empresa, produto ou serviço.

Como construir uma marca forte?
Mercado atual não é para os tímidos. Para vencer é preciso atitude. E nada melhor do que uma marca forte e bem desenvolvida para demonstrar a garra e determinação de uma empresa. Não é por acaso que a imagem de uma empresa se dá o nome de identidade. É pelo fato de representar simbolicamente um conjunto de atributos que a definem e diferenciam. Uma boa marca é um excelente cartão de visita, indispensável ao aumento da visibilidade e reconhecimento de qualquer empresa. Um projeto de marca deve ser limpo e claro, não podemos esquecer que menos é mais. E o caminho de uma marca forte tem mais técnica do que criatividade, ao contrário do que as pessoas imaginam. Quanto mais consistente e coerente for a construção ao longo dos anos, mais fiel será a construção dessa marca.

A Suricata Design é escritório especializado em desenvolvimento de marcas?

Sim, este é nosso foco, isso significa dizer que fazer o projeto de uma marca não é apenas mais um complemento ao nosso negócio. Ele é o nosso negócio. Projetamos marcas em maior profundidade e qualidade para transformar estratégias de identificação em diferenciação, e o fazemos através de uma metodologia própria que incorpora conhecimentos das áreas de design, estratégia, marketing, branding e gestão corporativa. É claro que fazemos tudo que uma agência de propaganda faz, mas o desenvolvimento de marcas é nossa missão. Atuamos tanto na concepção de novas empresas, quanto na reformulação de marcas enfraquecidas, trabalhando desde a estratégia e posicionamento até sua correta síntese visual em uma marca forte e representativa.

O que é entregue ao final do trabalho?
Em um projeto de marca a principal ferramenta é o Manual de Marca: um guia de marca onde você encontrará todas as regras de uso que garantem a fácil identificação para sua nova identidade visual. O manual apresenta as formas corretas (e incorretas) de se utilizar a marca em diferentes fundos, código de cores, tipografias, assinaturas e proporções. Tudo para garantir uma das principais necessidades da sua marca: unidade visual. É ela que proporciona uma imagem de qualidade para sua empresa ou produto.

Você se tornou especialista na criação de marcas, o mercado aprendeu a valorizar este tipo de trabalho?
Acredito que o mercado aprende mais a cada dia. O tema ganhou a mídia especializada em negócios e com isso cada vez mais o mercado reconhece e está aprendendo a valorizar esse trabalho. Quem não tem marca não comunica, o marketing não faz milagre, é importante que todas as ações estejam bem sincronizadas e nisso uma marca bem posicionada no mercado contribui muito para o sucesso. O mercado está se fechando para o amadorismo, vamos considerar que uma marca é coisa séria e um bom profissional é necessário. E é aí que entra todos os conhecimentos de um bom profissional, um projeto bem estruturado agrega valor à empresa. Acredito que não há mais lugar para correr riscos.

Por que é tão importante a marca nos dias de hoje?
A marca passou a ser um grande diferencial competitivo e o vínculo com a marca se torna muito mais forte. O sentimento das pessoas supera a qualidade do produto. Hoje a diferença da qualidade dos produtos é muito pequena e a identificação do cliente com a marca vai fazer a diferença na hora da escolha. A marca deve causar desejo de compra nos clientes.


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