Sexta-feira, 24 de maio de 2019
Ano XXX - Edição 1558
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

10/05/2013 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO  -  CELEBRAÇÃO DO LEITE - Parece que, finalmente,  a partir da XIII  Expofeira do Agronegócio  e da  Expoterneira Três de Maio realça  seu destaque no cenário leiteiro. Ao que parece Três de Maio começa a vender a sua imagem de polo lácteo, que tem como pano de fundo o complexo lácteo da BRF, do qual Três de Maio, agora, sedia a matriz. Agora, precisamos perseguir com tenacidade a consolidação desta marca e  avançar nos próximos anos no trilho da bacia leiteira. Outro destaque é a imagem da diversificação sustentável que começa a se desenhar com visível realidade, com o surgimento de outras atividades que não a produção de grãos. Já temos até a associação dos criadores de ovelhas, que realizaram o seu terceiro Cordeiraço, que no futuro poderá ser um chamarisco. A alavancagem da economia se faz com criatividade.

MAIS RECEITA - Os prefeitos cobram mudança na relação da União com os gestores municipais e uma melhor divisão das receitas arrecadas de impostos. Atualmente, o governo federal concentra aproximadamente 60% do bolo tributário nacional. Outro argumento dos prefeitos é a política de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Os municípios recebem as migalhas do bolo e a cereja do bolo fica para a União.

OTIMISMO - O otimismo é absolutamente necessário e importante na economia. Quando o clima é favorável ao desenvolvimento econômico, os investidores buscam oportunidades. É o que está acontecendo, atualmente, em Três de Maio. Empreendedores de vários pontos cardeais estão buscando oportunidades de investimento no nosso Município. Não são apenas empresários da área industrial, mas também da área comercial e até do setor imobiliário.

MOÇÃO - Na assembleia dos prefeitos durante a XIII Expofeira do Agronegócio o prefeito Olívio José Casali, visando a reivindicação de recursos junto ao Ministério da Integração Nacional para os municípios da Bacia do Rio Uruguai - Faixa de Fronteira - encaminhou uma moção com o objetivo da reivindicação de recursos para a implantação de infraestrutura na rede municipal de estradas por onde circula a produção oriunda das propriedades rurais, notadamente da bacia leiteira e dos grãos - soja, milho e trigo. As municipalidades da Bacia do Rio Uruguai necessitam de máquinas e equipamentos para proceder a melhoria da rede rodoviária, através do ensaibramento, em função das características do solo intransitável em dias de chuva intensa, bem como recursos para melhorar o acesso às propriedades e encascalhamento dos pátios das propriedades produtoras de leite.

PAÇO MUNICIPAL - Passaram exatamente 40 anos, desde a inauguração do Palácio Municipal e o seu batismo.  A Casa do Executivo três-maiense não tinha nome e nem sobrenome, até a aprovação da Lei n° 2. 712, de 21 de dezembro de 2012, de origem legislativa. Agora sim, na entrada do Palácio Municipal existe um letreiro que identifica o até então prédio anônimo: Palácio Municipal Walter Ullmann. O letreiro foi descerrado, durante a XIII Expofeira, no dia 4 de maio de 2013. Um batismo merecido, homenageando aquele que foi o líder emancipacionista de Três de Maio e o seu primeiro prefeito.

OUTRO DESTAQUE - Da programação da XIII Expofeira do Agronegócio foi o lançamento do livro MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DA MINHA VIDA de autoria do médico três-maiense Telmo Pedro Bonamigo. O lançamento aconteceu, no Dia do Município, 03 de maio, no Parque de Exposições. Os resultados da venda do livro o autor vai doá-los a entidades assistenciais de Três de Maio. Foram dois acontecimentos que mexeram com os sentimentos.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/05/2019   |
10/05/2019   |
04/05/2019   |
26/04/2019   |
12/04/2019   |
05/04/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS