Sábado, 23 de março de 2019
Ano XXX - Edição 1549
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para consumo

20/07/2012 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - NÓS VIVEMOS DO LIXO! - No sábado passado, um casal de catadores de material reciclável encostou sua carrocinha lá em casa. Carregaram papel e plásticos. O condutor da carrocinha disse com orgulho:"Nós vivemos do lixo!" Isso, sem dúvida, emociona. Para muitos a profissão de catador é depreciativa. Só que se trata de um trabalho honesto, persistente, difícil. E o que é mais importante: um casal humilde se orgulha disso. Estão ganhando a vida do casal e dos filhos pelo trabalho diuturno, sem tréguas. Não são daqueles que se sentam e choram miséria, esperando que tudo caia do céu. Ainda existe gente honrada, graças a Deus.

SELIC BAIXANDO, BAIXANDO
- Praticamente todas as vezes que  o Copom se reúne, a taxa básica Selic cai mais alguns pontos. Na última reunião, a taxa básica foi rebaixada para 8%, a menor da história. Isso, contudo, não quer dizer que a nossa economia vive um bom momento. Do contrário, agora, a redução tem o objetivo de diminuir a taxa de juros, visando animar o consumo, sobretudo, animar o financiamento.

JUROS BAIXOS  - Naturalmente, juros baixos são benéficos para a economia do País. E não interessa para os especuladores. Não é propriamente do que gostam as casas bancárias, porque juros altos alimentam o sucesso dos banqueiros. Houve tempos em que o Copom empurrava a taxa Selic para cima, para frear a inflação e o consumo. Agora, está fazendo o caminho inverso.
SE CONSIGO EMPLACAR UMA FRASE QUE FICA NA HISTÓRIA, VALE MAIS DO QUE TODA FORTUNA QUE CONSIGO AMEALHAR E TODO RESTO QUE FAÇO PELA VIDA AFORA.

INCOERÊNCIA  - Se o contribuinte não paga pontualmente os seus impostos, imediatamente, é aplicada pesada multa e juros e o cidadão até pode ser lançado em dívida ativa e ser-lhe movida ação judicial. Agora, quando o cidadão precisa dos préstimos públicos, ou, se os cofres públicos lhe devem, como é o caso dos precatórios, pode morrer esperando que ninguém dá atenção. Isso tem nome: incoerência.

 O IMPOSTÔMETRO JÁ ULTRAPASSOU OS R$ 800 BILHÕES. NO ANO PASSADO ESSA MARCA FOI ATINGIDA, NO DIA 22 DE JULHO.
SENADOR DEMÓSTENES CASSADO - Não pensem que cassado o senador Demóstenes Torres, a corrupção no Brasil esteja resolvida. É apenas um entre tantos outros falcatrueiros.

EMPREGO PODE GANHAR ELEIÇÕES - Nos Estados Unidos a promessa de mais empregos pode ganhar as eleições, como já aconteceu no México e outros países ao redor do mundo, onde o fantasma é o desemprego.

PRESENÇA DA ALEMANHA  - Estão sediadas no Brasil 1,2 mil empresas com matriz na Alemanha, empregando 250 mil pessoas, representando 10% do PIB brasileiro. Nesse cômputo não estão incluídas empresas de brasileiros com origem alemã. Trata-se de presença representativa, que cumpre lembrar no mês em que a etnia alemã marca 188 anos de presença no Rio Grande do Sul.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/03/2019   |
08/03/2019   |
01/03/2019   |
22/02/2019   |
15/02/2019   |
08/02/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS