Segunda-feira, 27 de maio de 2019
Ano XXX - Edição 1558
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

24/05/2013 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - PROCEDER GOVERNAMENTAL - Deveria ser imparcial. Deveria ser soberano e equilibrado. Uma vez eleito, o governante é de todos. Por isso, não poderia tomar atitudes parciais. Atitudes político-partidárias, favorecendo siglas. No entanto, não é o que se vê. Não é o que se assiste. Muitos governantes fazem a política da sigla que os elegeu. Tomam atitudes reprováveis. Isso vai de encontro à dignidade deles mesmos. Mais do que isso, muitos governantes desenvolvem ações condenáveis, porque contra os interesses dos cidadãos. Isso, com o passar dos anos, se tornou useiro e vezeiro. Façam um cruzeiro mental pelos países da América Latina e logo verão que poucos governantes se escapam.

INCURSÃO NO ORIENTE - Uma excursão de peso visitou Israel, recentemente, composta do governador do Estado, secretários, técnicos, deputados, jornalistas, componentes da comunidade científica e tecnológica, da área de negócios, dirigentes da Federação Israelita RS. Uma missão de quase 80 integrantes para conhecer, estabelecer contatos, negócios, convênios acadêmicos e transferência de tecnologia. Colossal investida. Será que algum dia vamos obter o retorno dos resultados desta missão?
QUE PRESENTE PRA MÃE! - No sábado e domingo, Dia das Mães, foram 25 os mortos no trânsito violento e a apreensão de 600 quilos de maconha. Que presente é este para as mães?

CARGOS SÃO COMO ÍMÃ - Os cargos, principalmente, os altos cargos são como o ímã: atraem. Não foi o caso do Ministério da Micro e Pequena Empresa - 39° ministério - que atraiu o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, do PSD, para a base do governo petista?
ONGs, indígenas, quilombolas e MST estão com muitas regalias e direitos. Todos estão tumultuando.

CARGA TRIBUTÁRIA - O Brasil tem a maior carga tributária da América Latina e é o País do mundo em que são necessárias mais horas de trabalho para pagar tributos: 2.600 horas por ano. E o pior é que em nenhum nível administrativo é possível abrir mão de receitas.

PACOTE PARA SETOR LÁCTEO - Em meio à celeuma da defraudação do leite, o Estado lança pacote para fortalecer setor lácteo. O objetivo é produzir no Rio Grande do Sul o melhor leite do Brasil. A meta é dobrar a produção no Estado e com este objetivo um pacote de medidas contempla sete ações. Parece que os governantes da esfera estadual estão enxergando o esforço dos gestores municipais em alavancar a cadeia produtiva do leite. Três de Maio saiu muito na frente com a criação do Programa Municipal do Leite Sustentável. Mas só no oba oba não vai, é preciso investir em tecnologia.

PIB NO TRIMESTRE - O Produto Interno Bruto do primeiro trimestre teve alta de 1,05%. Se for este o ritmo em 2013, no fim dos quatro trimestres poderemos ter um alentado crescimento. Por enquanto, este crescimento é apenas uma tendência. As exportações gaúchas cresceram 33% em abril. É um bom sinal. O principal impacto nas exportações foram as commodities, sobretudo soja, para a China.

ANUNCIA-SE QUE A ERA DO DÓLAR BARATO ESTÁ CHEGANDO AO FIM. Bom para quem exporta e ruim para quem viaja e importa. Só a simples notícia já provoca uma corrida ao dólar. O Dia da Liberdade de Impostos foi quarta. Neste ano, nós os contribuintes trabalhamos 150 dias para pagar nossos impostos. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/05/2019   |
10/05/2019   |
04/05/2019   |
26/04/2019   |
12/04/2019   |
05/04/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS