Quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1471
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Educadora física lança concurso de emagrecimento

03/06/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
"Perder para Ganhar" é uma iniciativa que incentiva mulheres a prática da atividade física, a alimentação saudável em busca do peso ideal, com acompanhamento de educadora física, nutricionistas, psicóloga e enfermeira


Educadora física Mireille Wegmann é a autora do projeto que conta com diversas parcerias em Três de Maio


 
    Promover a saúde e o bem estar, através da atividade física, proporcionando mais  qualidade de vida das pessoas. Foi com este pensamento que há pouco mais de um ano, a educadora física Mireille Wegmann, de Três de Maio, teve uma ideia simples, que em pouco tempo, se tornou um projeto grandioso.
     Mireille criou o Grupo de Ginástica para Mulheres do Oriental, onde participam mulheres de toda a cidade, não somente do bairro Oriental. O nome foi dado em virtude das aulas de ginástica ocorrem na sede social do Oriental Futebol Clube. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. Em uma hora, são realizados exercícios de aquecimento, ginástica aeróbica, ginástica local, relaxamento e alongamentos.
     A educadora física conta que no início compartilhou a ideia com  as  amigas e pessoas conhecidas. "Aos poucos, foi dando certo. Começamos com um grupo de dez mulheres, depois 20, e no fim do ano passado já eram 42 mulheres", relata.
     A partir das histórias pessoais de cada participante do grupo, da motivação que elas passam e dos resultados que obtém, como a perda de peso, diminuição de dores musculares e melhor disposição para atividades diárias, Mireille pensou em ampliar o projeto. "O grupo está bem sólido. Hoje são mais de 20 mulheres, de 20 a mais de 50 anos, participantes assíduas, que gostam das aulas, da prática da atividade física. Elas vieram com objetivos diferentes, como diminuir as dores musculares, aumentar a flexibilidade, praticar uma atividade, outras para emagrecer, enfim, cada uma com seu propósito procurou participar da ginástica".
     Neste sentido, dentro do Grupo de Ginástica para Mulheres do Oriental, a educadora física, em parceria com outras profissionais da área da saúde, está lançando o 1º Concurso de Emagrecimento: Perder para Ganhar.
     O objetivo é incentivar as participantes do grupo a obterem hábitos alimentares adequados, aliados à prática da atividade física, para uma vida mais saudável. "Como as mulheres já estão há um ano fazendo ginástica,  pensei que elas mereciam algo diferente, um incentivo a mais, para realmente não desistirem. Só que a atividade física e a alimentação equilibrada tem que caminhar juntas, para realmente dar um bom resultado", orienta. 
     Participam do projeto outras profissionais que vão atuar de forma voluntária, que são as nutricionistas Nelci Inês Sparrenberger e Karine Debatista Zimmermann, a acadêmica de Nutrição Thaís Corrêa e a enfermeira Glaci Engel Seger.





Concurso de Emagrecimento
     O concurso será apresentado no dia 4 de junho para as mulheres do grupo de ginástica. Poderão participar as integrantes do grupo, e ainda serão abertas 20 vagas para outras interessadas. No total, serão 40 mulheres participantes. A idade mínima para participação é 18 anos.
     Quem tiver interesse deverá se inscrever nos dias 4 e 6 de junho, no horário das 19h30 às 20h30, na sede social do Oriental Futebol Clube. O projeto tem a duração de quatro meses, iniciando em junho e encerrando em novembro. O custo para participar é R$ 10 (inscrição) e R$ 30 (mensais).
     A iniciativa tem a parceria do Studio Pilates Vida Natural, Academia Movimento e Laboratório Prognose.

Como funciona
     Cada mulher inscrita no concurso passará por uma avaliação nutricional e física, na qual os dados coletados serão comparados no final do concurso. O objetivo é chegar ao peso ideal.
     As três participantes que tiverem os melhores desempenhos receberão prêmios. O primeiro lugar receberá um mês de Pilates gratuito no Studio de Pilates Vida Natural; o segundo lugar terá um mês gratuito na Academia Movimento e o terceiro lugar receberá um mês de aula gratuito no grupo de Ginástica do Oriental.
     Além das atividades físicas e da dieta, a enfermeira irá prescrever exames de colesterol, HDL triglicerídeos e glicose para as participantes, verificação da pressão arterial que serão repetidos no final do concurso para comparação e uma psicóloga ministrará palestra sobre motivação e autoestima.

Perdendo peso e ajudando a Pastoral da Criança
     Ao final dos quatro meses, será calculado o total de peso que todas as participantes perderam. Mireille explica que o objetivo é arrecadar em alimentos a mesma quantidade de quilos perdidos para doar à Pastoral da Criança de Três de Maio. "Além de perder peso, melhorando a qualidade de vida das participantes, vamos fazer uma ação social, que é a doação de alimentos", declara.
     A educadora física ressalta que o projeto partiu de uma ideia pequena, de ajudar as mulheres do grupo a ter uma melhor qualidade de vida, e que está dando resultados muito positivos. "É um projeto bem consistente, pensado com carinho, com a ajuda de pessoas especiais e esperamos que dê certo. Mas, agora é por conta de cada mulher. Cada uma vai ter que se regrar, abraçar a causa, pois o resultado vai depender do esforço pessoal de cada uma".





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/08/2017   |
28/07/2017   |
28/07/2017   |
28/07/2017   |
14/07/2017   |
23/06/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS