Sábado, 19 de janeiro de 2019
Ano XXX - Edição 1541
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

07/06/2013 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - DIA DO HOMEM - Essa é muito boa! Um vereador muito atento aos fatos propôs ou está querendo propor a votação de um Projeto de Lei, criando o Dia do Homem. Não vou dar o nome do glorioso edil e nem o município. Ora vejam só! Deve ter se inspirado no Dia da Mulher o nobre representante do povo. E aí vem, ou entra em cena a questão da dualidade: se existe o Dia da Mulher, também pode existir o Dia do Homem. Ou estou equivocado? De fato, os homens também estão fragilizados. Muitos estão apanhando das mulheres. E outros vivem às custas das mulheres. Só faltava uma lei do tipo Maria da Penha para homens. Alguém se arrisca? Parece brincadeira, mas com o tempo o assunto pode evoluir e ficar sério. Depois que vi num mesmo dia frio dois bêbados dormindo na calçada, fiquei cismando. É triste, mas é a dura realidade.

PRIMO POBRE - O novo presidente da Famurs - prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres - tem razão: o Município é o primo pobre da Federação. Eleito, no dia 23 de maio para o período de 2013/2014, proclamou que a bandeira do seu mandato será o debate pelo novo pacto federativo. O novo presidente da Famurs disse algumas coisas que precisam ser anotadas e refletidas: "A cada ano que passa os municípios recebem mais atribuições, sem a devida contrapartida. O Município é o primo pobre da Federação. Temos que mudar esse quadro". Se Andres conseguir cumprir isso, ficará consagrado.

DIA DO DESAFIO - Ganhei uma verdinha - uma camiseta, é lógico - para participar do Dia do Desafio, que transcorreu, no dia 29 de maio. Três de Maio, neste ano, competiu com a cidade de Caibarien, de Cuba. Para participar do Dia do Desafio é só fazer 15 minutos de exercícios físicos.

LIMITES - Há muitas pessoas que não concordam com os salários estratosféricos (nem se pode dizer milionários) dos jogadores de futebol e dos técnicos. Muitos se manifestam no sentido de que deveriam ser estabelecidos limites. De fato, o trabalhador se desanima, quando ouve falar que alguém ganha R$ 500 mil por mês, para chutar uma bola. São as incoerências.

SOCIALISMO X CAPITALIMO: A definição de Winston Churchil é pragmática: "A essencial diferença entre o socialismo e o capitalismo é que naquele (socialismo) as intenções são melhores que os resultados e, neste (capitalismo), os resultados são melhores do que as intenções". Os interessados em resultados diante disso podem posicionar-se.

É PARA REFLETIR - "O governo não consegue dar nada a ninguém, sem que tenha tomado de outra pessoa. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la". Mas há governos que não entendem isso.

SELIC SOBE - A previsão é de que a taxa básica Selic suba. E que consequências advirão desta ascensão? Assim trava-se o consumo e travando o consumo, o governo quer dar um gelo na inflação. Mas por outro lado, cai o consumo e cai a produção. É sinal de que a economia vai mal. Quando ela ia bem, a taxa Selic só despencava.

PRODUÇÃO DE FRANGO DESCE - Segundo o presidente da União Brasileira de Avicultura/Ubrabef, o gaúcho Francisco Turra: "A produção de frango vivo no Brasil está com os dias contados". Sem dúvida, notícia ruim. Tudo porque a desvalorização do frango vivo, em 2013, é a maior já registrada: 38,3%. E os criadores no vermelho é que não vão trabalhar. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/01/2019   |
11/01/2019   |
21/12/2018   |
14/12/2018   |
14/12/2018   |
07/12/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS