Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1470
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Estudante natural de Três de Maio conquista medalha de ouro em Olimpíada de Matemática

21/06/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Lucas Gabriel Pavlak Zamo, 12 anos, atualmente reside e estuda em Giruá

Prestar atenção nas aulas, concentrar-se e estudar, principalmente ter vontade de aprender. Esta é a receita  de sucesso do estudante Lucas Gabriel Pavlak Zamo, 12 anos, natural de Três de Maio, ao conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao ano de 2012. A cerimônia de premiação, da oitava edição da Olimpíada foi realizada no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro e contou com a presença do ministro da Educação Aloizio Mercadante.  Ao todo, a competição reuniu mais de 19 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas de todo Brasil.
Atualmente, Lucas estuda na 7ª serie da Escola Otávio Bos de Giruá, onde reside com a mãe Ângela Cristiani Pavlak, 30 anos. O pai Geanfrancesco Cadore Zamo, 31 anos, reside no Mato Grosso. Apesar de ser natural do município, ele não chegou a estudar em Três de Maio, mas cursou a pré-escola no colégio Getúlio Vargas, em Independência, e desde a primeira série estuda em Giruá, no Otávio Bos.
O adolescente tem vários familiares na terra natal, pelo lado materno, como os avós Lúcia e Armando, e a tia Andréia. Pelo lado do pai, os avós Hilda e Rui e o tio Guilherme residem em Indepêndencia.
De acordo com o pai Geanfrancesco, desde pequeno  Lucas sempre gostou de matemática e tem facilidade para aprender. "Em 2011 ele ganhou a medalha de bronze e agora veio  a medalha de ouro. E no dia 4 de junho deste ano ele participou novamente da Obmep, e na primeira fase ele teve 17 acertos entre 20 questões. No dia 14 de setembro, ele irá participar da segunda fase. Ele é um forte candidato a ganhar novamente a melhada e ouro este ano", ressalta.
Além da medalha de ouro, ele também conquistou uma bolsa de estudos no Programa de Iniciação Científica Jr., onde participará de atividades de pesquisa científica ou tecnológica, sendo orientado por professores qualificados, com objetivo de estimular o interesse em matemática. Ainda, receberá  R$ 100,00 mensais durante 12 meses.
O pai conta a rotina do filho. "Ele estuda pela manhã na 7ª série. Duas vezes por semana tem aulas de inglês à tarde, e fora desta rotina estuda diariamente por meia hora. Quando tem provas, estuda mais ainda. Mas também tem horas de lazer,  joga videogame, jogos online pelo computador, e navega na net à procura de novidades. Gosta ainda de futebol, passear, brincar com sua cachorinha Mel e andar à cavalo", revela.
Conforme Geanfrancesco, o filho sonha em conhecer lugares pelo mundo e pretende continuar estudando. "Mas ainda não tem definida a uma faculdade ou profissão que irá seguir".


Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

30/06/2017   |
23/09/2016   |
05/02/2016   |
04/12/2015   |
30/10/2015   |
19/06/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS