Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1471
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Políticas para Mulheres - Vera Lúcia Oliveira Kuhler

21/06/2013 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Vera Lúcia Oliveira Kuhler,  formada em Pedagogia em 2012, está cursando pós-graduação em Gestão Escolar, concursada como professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Três de Maio. Já foi atendente de creche e diretora de Escola de Educação Infantil e Conselheira Tutelar por dois mandatos, coordenadora da Região Noroeste dos Conselhos Tutelares. Atualmente é a Secretaria Municipal de Políticas da Mulher. Nesta entrevista, fala com muita propriedade sobre "As políticas de proteção a mulher", bem como, o recém inaugurado Centro de Referência da Mulher Flor de Liz.

O que é a Secretaria Municipal de Políticas da Mulher?
Tem por missão promover a garantia dos direitos das mulheres para a eliminação das discriminações que as atingem, bem como a sua plena integração social, política, econômica e cultural, e visa construir uma política de equidade de gênero efetiva. Faz isso através de políticas públicas, ou seja, ações ou projetos.

O Centro de Referência da Mulher Flor de Liz presta que tipo de atendimento à comunidade?
O Centro é vinculado à Secretaria Municipal de Políticas da Mulher e tem como função executar projetos que visam atender a mulher, principalmente aquelas que vivenciam situações de violência. Conta hoje com atendimento social (assistente social), psicológico (psicóloga) e jurídico (advogada). Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo. Estes profissionais também realizam atividades educativas na comunidade: nos grupos de mulheres já organizados, em escolas, outros projetos da administração pública.

Como é composta a equipe de trabalho?
Contamos hoje com:
- 1 Secretária Municipal
- 1 Diretora Municipal
- 1 Assistente Social
- 1 Psicóloga
- 1 Advogada
- 1 Monitora de Artesanato
- 1 Auxiliar Administrativa
- 1 Auxiliar de Serviços Gerais
- 1 Motorista
- 1 estagiária de Psicologia
- 4 estagiários de Serviço Social

Quais são as maiores demandas?
Mulheres que estão vivenciando situações de violência domésticas e também aquelas que estão fora do mercado de trabalho precisando de qualificação profissional.

Como as mulheres que vivenciam violência podem ter acesso aos serviços da Secretaria Municipal?
O Centro de Referência da Mulher Flor de Liz tem atendimento das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. O Centro também conta com um plantão em finais de semana e feriados através do telefone 9933-4700.

Depois que as mulheres procuram ajuda, como é o trabalho de apoio a elas?
Isto depende da demanda que esta mulher apresenta. Ela pode ser atendida apenas por uma das profissionais que vê qual a sua necessidade e então faz os encaminhamentos. Vai depender das informações que ela fornece.

Acontece muita reincidência?
Sim, mas o objetivo do Centro é fortalecer esta mulher para que ela tenha condições de dar um basta à violência ou ao problema que ela está enfrentando. Nossa função é empoderar esta mulher, jamais julgá-la ou impor a ela decisões que precisam ser tomadas. Por isso esta equipe multidisciplinar para fazer o atendimento.

O que a Secretaria de Políticas da Mulher e o Centro de Referência da Mulher Flor de Liz tem em comum?
O Centro é vinculado à Secretaria, é um projeto/ação da política pública de atendimento às mulheres. A Secretaria ainda realiza cursos profissionalizantes em parceria com o Senar, Artemaio e outras entidades do município. Realiza a Semana da Mulher em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Bazar Feminino, Campanhas educativas e de conscientização (Semana de Combate à violência contra a Mulher), e apóia iniciativas do IMAMA e de outros grupos de mulheres de nosso município.

O apoio financeiro, como acontece?
A Secretaria tem orçamento próprio, como qualquer outra Secretaria da Administração Pública Municipal. Quando há disposição, realizam-se convênios com o Governo Estadual e com o Governo Federal, através das Secretarias Estadual e Federal. Atualmente não temos nenhum convênio com o governo, sendo que a Secretaria atua apenas com recursos do município. A Secretaria também recebe doações de vários tipos de materiais para a realização das oficinas de artesanato (tecidos, linhas, etc).

Quais suas ponderações e mensagem aos nossos leitores?
A equipe da Secretaria Municipal de Políticas da Mulher é muito comprometida com a causa, todos estão empenhados em realizar o melhor trabalho, prestar o melhor atendimento às mulheres que procuram nosso serviço. Este é um diferencial importantíssimo quando se trabalha com mulheres, principalmente aquelas que sofrem algum tipo de violência. Trabalhamos por amor à causa e com muita humildade. Importante também agradecer à Artemaio, ao IMAMA, ao COMDIM e as demais Secretarias Municipais, por apoiarem todas as iniciativas da Secretaria, assim como o poder público pelo incentivo e confiança. E a toda a comunidade três-maiense que sempre que chamada nos apoia nos projetos e campanhas que realizamos.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/08/2017   |
11/08/2017   |
04/08/2017   |
28/07/2017   |
21/07/2017   |
14/07/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS