Sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1476
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Inverno coloca setor de saúde em alerta para doenças respiratórias

28/06/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
O início do inverno, que neste ano chegou agregando frio e sequência de dias úmidos, tem colocado os setores ligados a área da saúde em alerta. Além das campanhas de imunização, já são observadas ações preventivas e curativas que apontam para atenção especial com as doenças relacionadas ao frio, em especial, a problemas respiratório, comuns para a época.

Na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul as ações têm sido desenvolvidas desde os meses de abril e maio, quando aconteceu a campanha de imunização contra os principais vírus de gripe que afetam a população gaúcha. Esta ação pôde ser observada em todo o Estado, e como enfatiza a enfermeira do setor de imunizações da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Doris Bittembender. "Essa é uma importante forma de prevenção, e aqui na região tivemos ótima cobertura, alcançando 98% dos grupos vacinados", contabiliza Doris, confirmando que esta é a primeira a ação de atenção às doenças de inverno.

A enfermeira lembra ainda que além da campanha de imunização, pontualmente para este período, outras atitudes já estão sendo tomadas. "A 14ª CRS já reforçou os estoques de Tamiflu em capacidade para atender as demandas da região. Também, os municípios já estão aderindo o 3º turno com atenção especial para crianças e idosos", detalha Doris,  enfatizando que nesta época as campanhas preventivas através de materiais de divulgação.

Em Três de Maio o titular da Secretaria Municipal da Saúde, Valdemar Fonseca, diz que a situação é tranquila em função da prévia preparação do setor. "Nesta época há um aumento natural da demanda por este tipo de atendimento (doenças respiratórias), o que nos faz adotar a mesma metodologia de anos anteriores, o que têm dado bons resultados", administra Fonseca.

Assim como na Coordenadoria Regional, o Secretário enfatiza que a Secretaria Municipal da Saúde também está dando atenção à farmácia, mas que outras ações também já estão em andamento. "Estamos priorizando os medicamentos e toda equipe está de sobreaviso, há atenção redobrada", destaca Fonseca.

Segundo o Titular da SMS, em função dos 100% de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), os agentes estão orientados a redobrarem suas atenções com os casos de doenças respiratórias. "Todos (agentes) estão com atenção redobrada e para que, em caso de necessidade, os pacientes sejam encaminhados ao hospital que já está de sobreaviso".

Fonseca disse ainda que nos próximos dias deverão acontecer reuniões de organização estratégica entre as equipes da secretaria municipal e instituições do setor de saúde, como o hospital. "Sabemos que aumenta a demanda nessa época, mas temos que estar preparados, por isso deveremos estar discutindo essas situações", agenda o secretário.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

04/08/2017   |
02/06/2017   |
19/05/2017   |
13/04/2017   |
10/04/2017   |
24/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS