Domingo, 30 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Concurso de Emagrecimento: meta é eliminar mais de 400 quilos

28/06/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Projeto "Perder para Ganhar" é uma iniciativa da educadora física Mireille Wegmann, que reúne 40 mulheres, com idades entre 19 e 60 anos

O desafio de emagrecer, através da reeducação alimentar e da prática de exercícios físicos. A tarefa não é fácil, mas também não é impossível. E é isso que a educadora física Mireille Wegmann quer provar no 1º Concurso de Emagrecimento: Perder para Ganhar, lançado no início deste mês para mulheres de Três de Maio.
 
O concurso idealizado por ela, reúne 40 mulheres, na faixa dos 19 aos 60 anos de idade. As aulas de ginástica ocorrem na sede social do Oriental Futebol Clube, nas terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. Em uma hora, são realizados exercícios de aquecimento, ginástica aeróbica, ginástica local, relaxamento e alongamentos.

A educadora física conta que o objetivo do concurso é incentivar as mulheres a terem uma vida mais saudável, aliando hábitos alimentares adequados à prática da atividade física. Participam do projeto outras profissionais que atuam de forma voluntária, que são as nutricionistas Nelci Inês Sparrenberger e Karine Debatista Zimmermann, a acadêmica de Nutrição Thaís Corrêa e a enfermeira Glaci Engel Seger.

Na última terça-feira, 25 de junho, as nutricionistas Nelci e Karine e a psicóloga Cleusa Arnemann, participaram de uma conversa com as mulheres. A finalidade foi incentivá-las nesta caminhada de eliminar peso, com saúde, e aumentar a autoestima.

Para a psicóloga Cleusa, a proposta do concurso é muito interessante. "Cada mulher que está aqui tem um objetivo. E o que faz as mulheres se reunirem duas vezes por semana, é o desejo. O que move vocês, em tempo bom ou ruim, é o desejo interno de cada uma. É esse desejo de querer mostrar algo, buscar uma mudança. É ele que faz persistir, continuar, seguir em frente e isso tem a ver com a busca da autoestima",  enfatiza.

Cleusa avalia que juntas as mulheres se motivam mais para assumir esse desafio, já que individualmente é muito mais difícil. "Uma busca apoio na outra para continuar as atividades, buscando diminuir peso ou manter o peso ideal".

Já as nutricionistas revelam que no emagrecimento não existe milagre. "Não adianta se iludir. A receita para emagrecer com saúde é a mudança de hábitos, reeducação alimentar, exercício físico e tomar bastante água. Não é fazer dieta rigorosa por um período e perder muito peso, com chás ou medicamentos, porque esses quilos vão voltar", alertam.

Elas ressaltam que a meta de cada uma das mulheres do grupo não deve ser emagrecer somente para o concurso. "Alimentação adequada e atividade física tem que se tornar hábito para a saúde e qualidade de vida. Agora está nas mãos de cada uma de fazer a sua parte, aproveitar essa oportunidade, fazer a ginástica e se reeducar na alimentação", orientam.


Como funciona

O projeto iniciou em  junho e vai até novembro. Cada mulher inscrita no concurso passou por uma avaliação nutricional e física, na qual os dados coletados serão comparados no final do concurso. O objetivo é chegar ao peso ideal e para isso, cada uma recebeu um plano alimentar elaborado pelas nutricionistas.

Após a avaliação, foi constatado que juntas, as participantes devem perder mais de 400 quilos. Tem algumas mulheres que estão no peso ideal, umas tem que eliminar poucos quilos e outras mais.

Além das atividades físicas e da dieta, foi solicitado a cada uma das participantes exames de colesterol, HDL triglicerídeos e glicose, bem como a verificação da pressão arterial, que serão repetidos no final do concurso para comparação.

Ao final dos quatro meses, será calculado o total de peso que todas as participantes perderam. Mireille explica que o objetivo é arrecadar em alimentos a mesma quantidade de quilos perdidos para doar à Pastoral da Criança de Três de Maio. "Além de perder peso, melhorando a qualidade de vida das participantes, vamos fazer uma ação social, que é a doação de alimentos", declara.

As três participantes que tiverem os melhores desempenhos receberão prêmios. O primeiro lugar receberá um mês de Pilates gratuito no Studio de Pilates Vida Natural; o segundo lugar terá um mês gratuito na Academia Movimento e o terceiro lugar receberá um mês de aula gratuito no grupo de Ginástica do Oriental.

A iniciativa tem a parceria do Studio Pilates Vida Natural, Academia Movimento e Laboratório Prognose.




FOTOS:  ALINE GEHM


Fotos



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/04/2017   |
31/03/2017   |
03/03/2017   |
17/02/2017   |
17/02/2017   |
10/02/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS