Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1487
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Emaús: há 22 anos evangelizando a juventude

05/07/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Movimento da igreja católica reúne jovens de 18 a 30 anos e está aberto a novos participantes, inclusive de outras religiões

Propiciar cursos para jovens, onde eles possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus. Essa é a proposta do Emaús, um movimento da igreja católica fundado em junho de 1968, em São Paulo, por Monsenhor Benedito Calazans e uma equipe de leigos.

A missão do Emaús, enquanto instrumento da igreja, é a evangelização da juventude. É oferecer ao jovem cursista uma sólida formação cristã, formando e desenvolvendo líderes comunitários, que posteriormente atuarão em suas paróquias de origem.
Na Diocese de Santo Ângelo, o movimento de Emaús existe desde o ano de 1978 e em Três de Maio, teve seu início no ano de 1991. Em 22 anos de história no município, foram realizados mais de 100 cursos na diocese.

Segundo a coordenadora do movimento de Emaús de Três de Maio, Priscila Cavallini, os cursos acontecem duas vezes ao ano em Santo Ângelo e em cada oportunidade são enviados aproximadamente 10 jovens, ou seja, 20 jovens por ano. "Nestes 22 anos, participaram dos cursos de Emaús aproximadamente 400 jovens".


Como participar

Em média, 20 pessoas participam ativamente do grupo. Neste mês de junho, mais 12 jovens participaram dos cursos, que se dividem em feminino e masculino. Os jovens ficam em retiro de quinta a domingo, no seminário Sagrada Família de Santo Ângelo.
Priscila destaca que qualquer jovem que tenha interesse pode participar do grupo. A idade mínima é de 18 anos. "O curso é destinado para jovens entre 18 e 30 anos, mas é possível que pessoas com mais de 30 anos realizem o curso e participem do grupo também. Para participar do grupo, o jovem participa do curso de Emaús que tem a duração de três dias, e acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio-junho e outubro-novembro. Apesar de ser um movimento da igreja católica, é possível que jovens de outras religiões façam também o curso e participem do grupo".
 Segundo a coordenadora, o principal objetivo é a evangelização de jovens através de jovens. "É oportunizar aos jovens interessados um encontro pessoal com Cristo, através de um curso de valores humanos e cristãos", sintetiza.


As atividades

O grupo realiza encontros semanais, com momentos de oração, espiritualidades, celebrações na comunidade, participação na comunidade paroquial, integrações, entre outras atividades. "Também realizamos as pizzas do Emaús para arrecadar fundos para manutenção das atividades do grupo anualmente. Neste ano será realizada a 4ª edição das pizzas do Emaús no mês de agosto".
Esporadicamente, o grupo visita entidades como Lar dos Idosos, Lar Bom Pastor, fazenda de recuperação de dependentes químicos e outras. "Participamos de encontros diocesanos do Emaús em Santo Ângelo, com integração com os demais grupos de Emaús de outras cidades".


Formação de líderes

O grupo também incentiva a formação pastoral dos integrantes, através de encontros, cursos de formação bíblica e pastoral na diocese, entre outros. "Atualmente, temos dois integrantes que já encerraram o curso de Teologia Pastoral, e mais três integrantes que estão com o curso em andamento. Também, teremos a representação de duas jovens do grupo que estarão na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho".
 Os interessados em conhecer o grupo ou participar dos encontros abertos, podem entrar em contato no Centro Pastoral.


Três-maienses rumo ao Rio de Janeiro para
a Jornada Mundial da Juventude


Paróquia realiza Semana da Juventude de 10 a 20 de julho em preparação a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude está se aproximando. Fiéis católicos, e  de outras religiões se preparam para participar do evento, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.

Várias atividades estão programadas. Até a presença do Papa Francisco está confirmada e marcará sua primeira grande viagem internacional.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição terá representantes do município de Três de Maio neste importante evento. Até o momento, a comitiva três-maiense está formada por oito pessoas. São elas, Laura Kunzler Pedrotti, 15 anos, estudante; Deivison Mebius, 16 anos, estudante; Diogo Wolf, 17 anos, auxiliar administrativo; Priscila Cavallini, 23 anos, bancária; André Carlos Rambo, 26 anos, administrador; Vanderli Lorenz, 39 anos, secretária administrativa e professora; Maria Claudete Cassol, 49 anos, coordenadora de Catequese e Maria Noemi Mello Demo, 60 anos, aposentada.

Segundo Vanderli, a preparação para a jornada vem desde o ano passado, quando começaram a ser realizadas celebrações jovens com a presença da catequese, das escolas e dos grupos de jovens. "O grupo JEM (Juventude em Movimento) passou em todas as escolas divulgando e explicando o que é Jornada Mundial da Juventude (JMJ). E o estudo do subsídio 'Caminhando para a Jornada Mundial da Juventude 2013' acontece nos grupos de jovens", informa.

A paróquia também está organizando a Semana da Juventude que antecede a Jornada Mundial da Juventude de 10 a 20 de julho. As reuniões preparatórias ocorrem quinzenalmente. O grupo três-maiense sairá no dia 21 e retornará dia 29 de julho.
Vanderli ressalta que a paróquia, através de suas pastorais, especialmente a catequese e grupo de jovens, está empenhada com este evento realizando uma ação entre amigos para auxiliar nos custos da viagem. "Também foi elaborado um ofício para o departamento cultural da prefeitura de Três de Maio solicitando ajuda de custo. Outra parte será custeada pelos participantes", explica.

A coordenadora de Catequese, Maria Claudete Cassol, que também irá na viagem, ressalta a importância do evento. "Pela primeira vez, a JMJ será realizada no Brasil. É um grande e importante evento da igreja católica, uma oportunidade única. A expectativa é de encontrar e conviver com muitos jovens de diferentes países e culturas, jovens de várias tribos que estarão se reunindo no Rio de Janeiro pelo mesmo motivo, a fé em Jesus Cristo. A missão é de fazer Jesus Cristo o centro da fé e da vida, que os jovens encontrem Nele a inspiração para iniciar o compromisso cristão. Jovens evangelizando jovens", afirma ela, com grande expectativa. 


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA JUVENTUDE DE TRÊS DE MAIO

10 de julho - 10h: Caminhada Jovem, com saída da praça da matriz.
14 de julho - 14h: Domingo na praça, com doação de alimentos e apresentação de bandas.
16 de julho - 18h30: Celebração Jovem na matriz, com boas vindas aos possíveis peregrinos de outros países.
17 de julho - 19h: Noite Cultural, no Salão Paroquial Católico.
18 de julho - Entrega dos alimentos arrecadados no domingo na praça e doações às comunidades Pedreirinha e Lar dos Idosos com a presença dos peregrinos.
                      18h30: Celebração na igreja matriz.
19 de julho - visita ao Santuário de Caaró, Ruínas de São Miguel e Catedral de Santo Ângelo.
20 de julho - às 18h30 na matriz, celebração de envio dos jovens três-maienses que irão representar o município na Jornada Mundial da Juventude.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

24/11/2017   |
10/11/2017   |
29/09/2017   |
29/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS