Terça-feira, 17 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Preparação para receber o Papa Francisco

15/07/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Faltando poucos dias para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza programação preparatória ao evento

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Três de Maio está realizando a Semana da Juventude, que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho.

A programação local teve início na quarta-feira, com caminhada jovem no centro da cidade e se estende até o próximo sábado, 20 de julho, com celebração de envio dos jovens três-maienses que irão representar o município no evento mundial. O grupo da paróquia é formado por oito pessoas que viajam ao Rio no dia 21 e retornam dia 29 de julho. Mas Três de Maio terá ainda uma comitiva de integrantes do Colégio L´Hermitage Dom Hermeto presente na Jornada.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) marca a primeira visita do papa Francisco ao Brasil. Fiéis católicos do mundo todo se preparam para o evento, cuja programação inclui uma série de atrações culturais, com música, dança e do teatro, envolvendo aspectos da cultura e da fé católica no Brasil e no mundo. No total, serão quase 800 artistas entre cantores, dançarinos, atores e músicos. O público esperado deve superar um milhão de peregrinos, de mais de 170 países.




Comitiva do Colégio L´Hermitage Dom Hermeto conta com 28 participantes


A diretora do Colégio L´Hermitage Dom Hermeto, Lusiane Cristina Ziemann Tolomini, conta como surgiu a ideia da escola ter representantes na JMJ. "A instituição educacional é integrada a RCE (Rede Católica de Educação) e todo ano participa de um congresso, em nível nacional, de formação continuada. Em 2012, quando estivemos em Brasília, foi anunciado que em 2013, nos reuniríamos no Rio de Janeiro, num grande encontro que envolveria alunos e educadores, nos dias que antecederiam a JMJ. É o que a RCE está chamando de Pré-Jornada. Profissionais da educação da nossa escola e uma representação de alunos participarão desse evento promovido pela RCE e de uma parte da JMJ".

O grupo da escola é composto por 28 participantes, sendo 25 profissionais da educação e três estudantes.  Lusiane ressalta que o processo preparatório tem acontecido ao longo do ano letivo, seguindo todo o movimento religioso e social realizado em torno do evento. "Aqui no município, temos nos integrado às atividades que estão sendo desenvolvidas na Paróquia e dinamizadas ações em nível de Escola, que temos chamado de 'juventude em ação'. Tais ações são permeadas desde a postura do estudante diante das situações de aprendizagem/estudo, na participação das atividades desenvolvidas pela escola e comunidade e também gestos solidários na junto às entidades".

Segundo Lusiane, a viagem será custeada pelo próprio participante. O alojamento será oferecido pela RCE e as refeições serão feitas no alojamento a um custo simbólico por pessoa. O grupo tem a previsão de saída dia 20 de julho e o retorno no dia 26.


A expectativa dos participantes

"Minha motivação em participar da JMJ ocorreu pelo trabalho desenvolvido em sala de aula, falando sobre a juventude e seus demais assuntos. Falamos muito sobre a Campanha da Fraternidade e também debatemos sobre outros assuntos que envolvem o tema. Meu interesse em participar desse grande evento foi, em primeiro lugar, a motivação da escola e, depois a vontade de conhecer a Cidade Maravilhosa e participar desse evento grandioso. Também foi importante a motivação dos pais, porque não é sempre que temos uma oportunidade como essa".

Daiane Luisa Rosso

"A preparação vem desde o início do ano. O próprio tema da avaliação interdisciplinar do primeiro trimestre foi a Jornada e a Juventude como um todo. Entendendo ser importante a participação, somos todos jovens e a discussão sobre as nossas mobilizações entra todos os dias em sala de aula e nas nossas conversas com a família e os amigos, confrontando nossa visão, nossos princípios e conhecimentos. É importante fortalecer a nossa espiritualidade. O interesse em participar da JMJ veio do fato de estarmos discutindo a juventude, e eu sou jovem e tenho interesse em falar sobre o poder dos jovens. Esse interesse foi impulsionado pela escola e professores das Ciências Humanas, que discutem esses assuntos em sala de aula".
Carla Ladvig

"Desde o início do ano ocorrem conversas a respeito da JMJ o que despertou o meu interesse em participar. As palestras, conversas, orações que tivemos na escola, que um contato muito grande e bom com a religião católica, acabaram me motivando. Meu interesse surgiu ao final do meu retiro da Crisma, em novembro do ano passado, motivado também em parte por um grupo de amigas. Na oportunidade nós nos divertimos muito na viagem estando em contato com Deus. Pedi na Catedral de Santo Ângelo, (ponto final da viagem), para que Deus me desse a oportunidade de ir ao Rio em 2013. A professora Maiara e a direção do Colégio me deram essa oportunidade e com o apoio da minha família, vou participar do evento que reunirá jovens de todo mundo".
Laura Rossi da Motta






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

29/09/2017   |
29/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |
01/09/2017   |
01/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS