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Atividade Física

29/07/2013 - Por Yara Lampert
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Praticar exercícios físicos é muito importante para mantermos nosso organismo em equilíbrio e saudável, além de ser um aliado no processo de emagrecimento e perda de gordura localizada. Nesta entrevista Lilian Welter orientadora física e  instrutora de Pilates na empresa D'Linear Pilates e Estética, tira dúvidas e fala um pouco sobre "atividade física e pilates",  enfim, os benefícios são inúmeros e não tem o porquê ficar parado...

Atividade física tem tudo haver com qualidade de vida. Fale um pouco sobre isso?
A qualidade de vida está diretamente relacionada com a prática regular de atividade física. Além dos benefícios para a saúde, ela causa bem-estar e possibilita a socialização. Ela deve fazer parte integral do hábito de vida das pessoas para assim se alcançar a aptidão necessária para executar as tarefas do dia a dia sem esforço exagerado.

Para quem está fora do condicionamento físico, qual é a melhor atividade para começar?
A escolha da atividade é algo pessoal, tem haver com a preferência da pessoa. Deverá ser uma atividade com a qual se identifique e sinta prazer em realizá-la e assim dê continuidade garantindo seu benefício. O importante é que a atividade seja acompanhada por um profissional de Educação Física e qualquer que seja a escolha, a atividade deve ser iniciada de forma leve, moderada seguindo um programa de condicionamento gradual até chegar num nível mais avançado.

O que as pessoas mais buscam?
O primeiro objetivo é sempre melhorar a forma física. Ficar com o corpo definido, perder peso. Querem ficar mais bonitas, de bem com o corpo. Melhorar a resistência física e ter um corpo mais ágil, também passa ser um objetivo importante.

Perder peso e medidas, é o sonho de consumo da maioria das mulheres, como isso é possível? Qual é tempo indicado para esta performance?
A perda de peso acontece com a combinação de exercícios físicos e dieta alimentar. Seguir dietas rápidas, milagrosas ou técnicas que prometem emagrecimento rápido, não são indicadas pois além de prejudicar a saúde, nem sempre conseguem reduzir o peso corporal para níveis esperados e quando conseguem, não o mantém por mais de algumas semanas. O processo deverá ser gradual. É necessária uma mudança no estilo de vida. Uma dieta balanceada com baixo aporte calórico e exercitar-se de maneira adequada é o ideal para combater o excesso de peso.

Mas também tem os sarados(as), isso virou moda?
É moda ter um corpo definido, malhado. Ter um corpo sarado com músculos muito definidos, é o caso dos gominhos no abdômen, é possível, mas isso pede muita malhação. Para isso é necessário o acompanhamento de um profissional capacitado para realizar um trabalho de ganho de massa muscular (Hipertrofia) e redução de gordura corporal.

Saúde X beleza física. Qual é a maior demanda?
Depende da faixa etária. Os mais jovens buscam a beleza física, já a partir dos 30, 40 anos o objetivo principal é a saúde e a estética é uma consequência.

Quais os exercícios mais indicados para quem quer perder calorias?
Os exercícios mais eficientes na promoção da perda de peso são os aeróbicos. São atividades realizadas em longa duração, 40 minutos ou mais, mas com intensidade moderada. São eles a caminhada, natação, andar de bicicleta, corrida. Se o objetivo é queima de gordura, a intensidade do exercício deverá ficar entre 50% e 70% da frequência cardíaca máxima, onde o substrato energético é a gordura.

Como efetuar um programa adequado para quem quer perder peso, em curto e médio prazo?
Primeiramente fazer uma avaliação para a prescrição e orientação de atividade física e depois estruturar uma rotina de exercícios aeróbicos, de resistência muscular e alongamento, levando em consideração o princípio da progressão e individualidade. Ter o acompanhamento de nutricionista é importante na eficácia do programa de emagrecimento.

Pilates e seus benefícios, fale um pouco sobre isso?
Os exercícios deste método fortalecem os músculos fracos, alongam os encurtados e aumentam a mobilidade articular. O alinhamento postural é importante em cada exercício, auxiliando na melhora da postura global do indivíduo. Os exercícios são suaves e eficazes e com poucas repetições. O resultado é rápido e duradouro. Qualquer pessoa em qualquer nível de condicionamento físico pode praticá-lo. Hoje o Pilates é uma técnica reconhecida para prevenção e tratamento de problemas de coluna. Há 5 anos atuando nesta atividade, posso afirmar que os resultados são significativamente positivos.

Quais suas ponderações e mensagem aos nossos leitores...
O estilo de vida que levamos é que define nossa qualidade de vida. Tudo o que fizermos para mais ou para menos, trará consequências positivas ou negativas. O ideal é: manter o equilíbrio.




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