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Gêneros textuais e ensino de língua estrangeira

27/07/2012 - Por Jornal Semanal
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Maria Lúcia Mella Spillari*

Vivemos num mundo onde o avanço tecnológico acontece de maneira muito intensa, encurtando distâncias e modificando radicalmente as formas de comunicação. A globalização tem exigido níveis mais avançados de letramento, cabendo ao professor o grande desafio de tornar suas aulas mais prazerosas, instigantes e desafiadoras, capazes de promover a interação e a construção do conhecimento.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Materna e Estrangeira (Brasil, 1998), objetivam a formação de usuários competentes da linguagem, tendo a língua como uma de suas formas de manifestação e não a formação de meros conhecedores do idioma ou da gramática.  Além do inglês, aos poucos vem se tornando muito difundido o estudo da Língua Espanhola no Brasil e sua implantação está acontecendo no currículo das escolas brasileiras, com ensino obrigatório no Ensino Médio e facultativo no Ensino Fundamental. Sua importância cresce principalmente em função do aumento das trocas econômicas entre as nações que integram o Mercado das Nações do Cone Sul (MERCOSUL).

Pode-se perceber através do estudo dos PCN's de LE que os aprendizes de língua estrangeira costumam apoiar-se nos conhecimentos que já possuem em relação aos textos orais e escritos que fazem parte de seu cotidiano e dos quais têm conhecimento em sua língua materna. "A leitura tem função primordial na escola e aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna". (PCN's, 1998, p.20)

Ao pensar na organização da classe onde o professor é o mediador e o aluno interage com os demais avançando no aprendizado, principalmente no de Língua Estrangeira que requer habilidades comunicativas, são os textos orais e escritos produzidos com intencionalidade comunicativa que garantem a interação social e o engajamento discursivo. A própria natureza da linguagem exige que se considere seu uso social, e não apenas sua organização. O importante é incorporar o contexto de produção dos discursos, permitindo a compreensão do uso que as pessoas fazem do idioma ao agir na sociedade. Dessa maneira os PCN's buscam uma mudança no papel do aluno-leitor, que passa de mero decodificador de informações textuais com fins avaliativos a um construtor de conhecimentos e sentidos dos diversos gêneros textuais que circulam na sociedade da qual faz parte, adquirindo a confiança no seu aprendizado e aprendendo a controlar a linguagem, o conteúdo e o contexto das situações de comunicação verbal.

Gêneros textuais são as diversidades de textos que encontramos ambientes de discurso na sociedade: cartas, bilhetes, diário pessoal, lista de compras, piadas, e-mail, bate-papo (chat), notícias, cardápio, horóscopo, telefonema, anúncios e muitos outros. Tendo em vista que o processo ensino-aprendizagem de línguas visa o desenvolvimento da competência comunicativa, de compreender, falar, ler e escrever, é imprescindível a utilização de gêneros textuais em sala de aula. Vários fatores socioculturais ajudam a identificar os gêneros, assim como a definir que tipo de gênero deve ser usado no momento mais adequado à situação, seja na oralidade, seja na escrita. Tal atividade deve acontecer de forma planejada e sistemática, buscando envolver as mais diversas esferas sociais (escola, igreja, política, família, comércio...) e utilizando suportes textuais variados, como: jornais, revistas, panfletos, bilhetes, cartas, livros, internet,computador, telefone, entre outros.

*Estudante do VII semestre de Espanhol - EAD - REGESD - UFSM
Polo Universitário Federal de Três de Maio - RS.



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