Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1470
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Escola Germano Dockhorn sedia palestra do Deputado por Um Dia

12/08/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Em novembro, 11 estudantes da escola irão a Porto Alegre participar do projeto realizado pela Assembleia Legislativa do RS

Estudantes, professores, comunidade e lideranças locais participaram na quarta-feira, dia 7, da palestra preparatória do projeto Deputado Por Um Dia, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn. O projeto, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do RS, está em sua 42ª edição, e este ano além da escola três-maiense, contempla escolas dos municípios de São Marcos, Tapes, São Borja e Herval. 
Segundo a diretora da escola, Marjane Cristina Sacchet dos Santos, o projeto é uma forma de despertar lideranças e fazer pensar sobre propostas, além de motivar os estudantes a expressarem suas opiniões.
Onze alunos da escola irão a Porto Alegre participar do Deputado Por Um Dia. Os nomes ainda não foram definidos, pois ontem foi aberta as inscrições para os alunos interessados. Após, será feita eleição, e os onze estudantes mais votados irão participar do projeto.
Para Marjane, a iniciativa valoriza as ideias dos estudantes e as questões relativas à democracia. A escola já teve uma experiência anterior no projeto, em 2005. A diretora destaca ainda o fato de o DPD ter motivado outras instituições de ensino a se inscreverem para buscar oportunidade de participação na Sessão Plenária do Estudante. 
Pelo projeto, os estudantes participantes tem uma experiência sobre o dia a dia do deputado, desde o momento em que cria um projeto de lei até a sua votação. A Sessão Plenária do Estudante será realizada no dia 11 de novembro, no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).

Sobre o projeto

O Deputado Por Um Dia é um projeto voltado à formação de cidadania. Ele promove aproximação entre o Legislativo e jovens estudantes, a partir da 7ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Estado, com o objetivo de proporcionar conhecimento e experiência prática sobre a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes.
 Em cada edição são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades, que são representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes. Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai até os colégios para falar com alunos e professores.
Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos líderes-deputados participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, eles ocupam as cadeiras dos parlamentares, no Plenário, para apreciação e votação das proposições.

FOTO: MAICKEL SCHREIBER


Escola Germano Dockhorn sedia palestra do Deputado por Um Dia



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

30/06/2017   |
23/09/2016   |
05/02/2016   |
04/12/2015   |
30/10/2015   |
19/06/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS