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CHIA a semente do momento

12/08/2013 - Por Sandra Marasca Martini
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Você conhece chia? A sementinha que está dando o que falar, é a nova aliada da saúde, sendo fonte de diversos nutrientes, além de ser uma arma para o emagrecimento. Características promissoras de um alimento que tomou conta do Brasil recentemente.
Apesar de parecer uma novidade revolucionária, a chia já é consumida há muito tempo em países como México e Guatemala.
A admiração pelo poder dessas sementes é milenar, sendo que as civilizações Inca e Maia já as consumiam e as consideravam muito potentes, pois mantinham os seus guerreiros alimentados somente com elas e com muita resistência física em vários dias de batalha.
O nome chia, inclusive significa força e na época das civilizações antigas, essas sementinhas podiam valer até mais do que ouro.
Além de proporcionar um emagrecimento saudável, a chia também fornece muitos nutrientes e fibras. O seu poder emagrecedor se dá por conta da saciedade que ela proporciona, pois suas sementes são mucilaginosas e ao entrarem em contato com a água, formam um gel que deixa uma sensação de satisfação mais prolongada no estômago. Dessa forma, você se sacia mais rápido e consome porções menores nas refeições.
A chia ainda possibilita uma "limpeza" das toxinas do organismo através da ação de suas fibras no intestino. Por isso, quando consumir as sementes faça a ingestão de bastante água para manter a hidratação do gel que irá proporcionar esse benefício.
A saciedade que a chia proporciona também é produzida pela sua capacidade anti-inflamatória, que é devida ao ômega 3 presente no grão. Essas substâncias combatem o processo inflamatório que causa o acúmulo de gordura e a fome descontrolada. O ômega 3 presente na chia também é um grande aliado  para diminuir a propensão de doenças cardiovasculares, reduzindo também o colesterol e o nível de triglicerídeos.
De acordo com especialistas em saúde, 100 gramas de sementes de chia têm oito vezes mais ômega 3 que um pedaço médio de salmão.
Além desse nutriente importantíssimo para a saúde, a chia também possui alto teor proteico, tem poder antioxidante e contém altos níveis de magnésio, potássio e cálcio. Esses minerais em conjunto com outros benefícios da chia, ajudam na redução da gordura abdominal e fornecem mais resistência e energia.
Pode ser consumida na água, em iogurtes, com frutas, em vitaminas e até em porções salgadas como sopas e pães. 
Não fique fora dessa, usufrua também dos benefícios da chia e fique de bem com a balança.
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