Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Sobre Pedidos de Emprego...

17/09/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Com frequência recebo currículos pedindo emprego. Muitos pedidos geram entrevistas. Há anos vivo isso e percebo claramente que muitas pessoas não estão preparadas para pedir um emprego. Muitas até possuem ótima vontade, mas lhes falta algo. Tenho hoje 23 funcionários, somando todos locais que trabalho, e outros tantos funcionários já passaram por mim. Alguns estão há mais de uma década comigo, outros ficam alguns meses e desistem. Cada pessoa tem suas caraterísticas próprias, assim como a vaga que estão querendo também possui suas características. Não é fácil encaixar o perfil da pessoa com a vaga que está aberta.
Semana passada fiz entrevistas para uma vaga. Entre tantas, uma moça me chamou a atenção. Interessada na vaga ela tinha disponibilidade imediata, mas já estava trabalhando. Perguntei se gostava do seu trabalho e para minha surpresa ela me disse que no começo quando era novidade gostava, mas depois passou a detestar. Disse ainda que os colegas de trabalho eram problemáticos e que o seu chefe não era uma pessoa legal. Tudo tinha um problema. Perguntei sobre empregos anteriores e ela me disse que no emprego anterior também teve dificuldades com os colegas e com o chefe. Conversei mais um pouco... Pedi da família dela. Não se dava com os pais, os irmãos eram problemáticos também. Perguntei do lugar que ela morava, se era legal. Reclamou dos vizinhos. Perguntei sobre os colegas de aula e ela não poupou nem o professor...
Agradeci a visita e disse que havendo oportunidade entraria em contato.
Depois fiquei pensando: Se eu contratasse esta moça, será que ela não teria problemas no nosso ambiente de trabalho?
Provavelmente, sim!
Muitos candidatos a uma vaga perdem a oportunidade porque não se preparam para uma entrevista. Acreditam que estar no horário marcado e levar o currículo em mãos é o suficiente.
Desejar um emprego requer estratégia, e uma das regras básicas é não falar mal do seu atual emprego. O candidato tem que mostrar disposição, bom humor (sim, sorrir é importante), educação, vestimenta adequada, e vontade de aprender e crescer.
Durante o período de experiência na empresa deve mostrar respeito aos colegas e disposição em resolver problemas. Deve se mostrar interessado em aprender e deve ter humildade para perguntar suas dúvidas e reconhecer seus erros. Humildade é uma ferramenta básica em qualquer ambiente.
Minha dica é: Se você está querendo um novo emprego, não fale mal do emprego anterior!


Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/04/2015   |
13/04/2015   |
13/04/2015   |
27/03/2015   |
20/03/2015   |
13/03/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS