Domingo, 23 de setembro de 2018
Ano XXX - Edição 1525
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Tarumã promove dia de campo sobre culturas de trigo

30/09/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
A empresa três-maiense Tarumã promoveu dia de campo na tarde desta quarta-feira, 25, reunindo cerca de 150 produtores de Três de Maio e municípios da região no seu campo experimental, localizado na ERS 342, km 39, localidade de Esquina Jost, TM, no qual foram montados estandes com os lançamentos dos cultivares de trigo das empresas OR Sementes (Jadeíte), Biotrigo (Sinuelo) e Fundação Pró-sementes (Parrudo), cada uma contado com pesquisadores, que orientaram os produtores e responderam a questionamentos dos mesmos.
O clima também contribuiu para a realização do evento, que transcorreu com tempo ensolarado, perfeito para a visitação. Disponibilizando exemplares das melhores variedades de trigo e comparando-as com aquelas mais tradicionais, a empresa procurou apresentar as melhores opções de tecnologia para as culturas e como as lavouras reagem a tratamentos com determinados produtos.

Expectativas
Nesses últimos dias de setembro o retorno do frio pegou muitos produtores de surpresa, pois se esperava que as  baixas temperaturas haviam ficado para trás.
Falando sobre isso, o agrônomo e sócio-proprietário da Tarumã Marcos Tissot ressaltou que ainda não se pode avaliar completamente o dano causado nas lavouras locais, porém, mesmo com as quebras proporcionadas pelas geadas (tanto as recentes como as que ocorreram  em agosto), projeta-se um bom desempenho, com boa rentabilidade.
Tissot também observa a boa fase para o trigo gaúcho devido à quebra em Estados como o Paraná, no qual o trigo foi atingido pela geada em um estágio mais delicado e, por isso, teve maiores prejuízos. Além do Paraná, a Argentina, Paraguai e Uruguai também tiveram um certo comprometimento na produção. As chuvas em excesso que ocorreram nestas localidades também ocasionaram a perda de qualidade, enquanto que em partes do território gaúcho as precipitações não foram tão severas como o previsto. Por essas razões o mercado do trigo no RS segue promissor.

FOTOS: GENARO CAETANO


Fotos



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

27/07/2018   |
18/05/2018   |
27/04/2018   |
02/03/2018   |
14/07/2017   |
23/06/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS