Projeto visa qualificar professores das redes municipais e estaduais de cinco escolas de Alegria e uma de IndependênciaUma equipe de profissionais de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve no município de Alegria no dia 5 de outubro para dar início ao curso Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral.
O encontro ocorreu na Escola Estadual Caldas Junior, de Alegria, e reuniu 43 inscritos, das 50 vagas ofertadas aos educadores alegrienses e do município vizinho de Independência. Com a proposta de oferecer a troca de experiências pedagógicas entre os docentes, foi feito um rodízio das escolas participantes para os próximos encontros.
DIVULGAÇÃO/JS
Equipe de profissionais da UFSM ministrará curso semipresencial
voltado ao aperfeiçoamento de docentes das redes pública e
municipal de Alegria e IndependênciaOs participantesO público alvo são professores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas das redes estadual e municipal de educação básica, cadastradas no Programa Mais Educação. Estão inscritos os educadores das três escolas municipais de Alegria: E. M. Carlos Lourenço Martini, E. M. Itamarati, de Educação Infantil Favinho de Mel (Emei) e outras duas do Estado: C. E. Caldas Júnior e C. E. Espírito Santo. Do município de Independência está a Escola Getúlio Vargas.
A propostaConforme o secretário municipal de Educação e Cultura de Alegria, Marcelo Wisbistcki, a ideia era desenvolver atividades de atualização profissional aos educandos de Alegria. "A proposta deste curso surgiu a partir de uma conversa com o diretor geral do Mais Educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE) durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília", conta o secretário.
Para Wisbistcki, o curso vai além da formação dos professores. "Quando se consegue juntar educadores de todas as redes de ensino os resultados serão maravilhosos. Através desta parceria entre escolas públicas municipais, estaduais e UFSM, há o comprometimento com a qualidade da educação em nosso município, proporcionando maior credibilidade entre família e escola", observou.
Oportunidade aos docentesO curso finalizou seu primeiro encontro num círculo de debates. Cada participante dividiu com os colegas o dia-a-dia nas escolas. Para a coordenadora geral Sabrina de Castro, a educação não pode ser mais do mesmo. Ela fez votos para que essas ações se expandam paulatinamente. Também participaram do encontro a supervisora de tutores da UFSM Mara Cureal, a mestranda em Educação Eliana Pedroso e o doutorando Vilson Flores Santos.
Além dos seis módulos do curso, está previsto, ainda, um seminário em Santa Maria, com Socialização de Boas Práticas de Educação Integral nos dias 23 e 24 de março de 2014. Em dezembro, um grupo de participantes será sorteado para uma viagem ao Paraná, na intenção de aprimorar ainda mais o conhecimento.
Para o secretário municipal de Educação, a qualidade da formação dos professores, bem como a integração da escola com a comunidade é uma preocupação e um compromisso público do município.
O curso Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo IntegralO curso terá um total de 180 horas, na modalidade semipresencial e será desenvolvido no período de outubro de 2013 a março de 2014.
No total, são seis módulos. O primeiro foi introdutório a Plataforma Moodle. Nele os participantes receberam um kit contendo material didático e pedagógico, além do cronograma com as atividades a serem desenvolvidas durante o período de realização.
Os cinco módulos restantes serão de conteúdos específicos sobre Educação Integral e Integrada.