Quinta-feira, 29 de junho de 2017
Ano XXIX - Edição 1462
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Prevenção precoce

21/10/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Eles são meninos e meninas, têm entre 9 e 10 anos, e apesar da pouca idade, já sabem que cuidados devem ser tomados para evitar o câncer de mama.
A explicação sobre a importância do diagnóstico precoce da doença que ameaça a vida, mas tem cura, foi dada em sala de aula pelas integrantes da Unidade Regional do Imama de Três de Maio. A atividade foi realizada na manhã de terça-feira, 15, para os estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental, na Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem).
A atividade integra a programação do Outubro Rosa e o projeto Imama na Escola e foi conduzida por Elizabeth Caraffa, coordenadora da Unidade local. Ela esteve na instituição acompanhada das voluntárias Nara Scalco e Eliane Valdameri. Além de prestar atenção às explicações teóricas, os estudantes aprenderam a autoexaminar-se e identificaram os nódulos em uma prótese de mama confeccionada em silicone.
Conforme o Instituto do Câncer (Inca) o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. "É muito importante vocês repassarem essas informações e pedirem para as mães, avós, tias, dindas e a família a fazer mensalmente o autoexame, através da palpação, e uma vez por ano exame clínico", orientou Elizabeth.
A voluntária do Imama finalizou a atividade lembrando que a doença não atinge só as mulheres e que os homens também devem cuidar da sua saúde, desde ter uma alimentação e hábitos mais saudáveis. "De cada 100 casos de câncer de mama, três são em homens. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia", concluiu.

Exame Clínico das Mamas
Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres a partir de 40 anos.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada anualmente por mulheres conforme orientação médica.

FOTO: ASSESSORIA COMUNICAÇÃO SETREM



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

02/06/2017   |
19/05/2017   |
13/04/2017   |
10/04/2017   |
24/03/2017   |
20/01/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS