Terça-feira, 17 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Sargento Dilso Secconi recebe prêmio Destaque Proerd

23/12/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Pela dedicação há 12 anos  ao Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), em Três de Maio, o terceiro sargento da Polícia Militar de Três de Maio, Dilso Secconi, 43 anos, recebeu a premiação Destaque Proerd.  Secconi foi o instrutor pioneiro em levar o programa para a Escola de Educação Especial Helen Keller, Proerd Alunos e Proerd para Pais, e também em fazer o Curso Proerd Pais em igreja para a comunidade.
O policial militar é instrutor das Séries Iniciais (Educação Infantil), do 5º Ano, 7º Ano e Curso Proerd Pais, tendo formado mais de quatro mil alunos. Ele está envolvido com o programa desde que fez o curso de instrutor, em março de 2001.
A premiação foi concedida em solenidade comemorativa, quando o Comando do CRPO Fronteira Noroeste realizou a solenidade comemorativa aos 176 anos da Brigada Militar, 15 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste e os 8 anos do 4ª Batalhão de Polícia de Área de Fronteira. Na oportunidade, foram destacados e homenageados policiais militares indicados pelas três Unidades Operacionais da área (37PM, 4º BPAF, 7º BPM) e das especializadas: Bombeiros, Ambiental e Rodoviário, englobando as diversas nuances da atividade policial: Destaque Operacional; Destaque Administrativo; Destaque Projetos Sociais e Destaque Proerd.

Programa já  formou mais de 4.500 mil alunos e 330 pais
No Estado, este ano, o Proerd comemora 15 anos de atuação e já formou mais de 1 milhão de crianças e jovens. Em Três de Maio, o programa é desenvolvido desde o ano de 2001, portanto há 12 anos. Neste período, já formou 4.792 alunos e 330 pais. 
Segundo o instrutor Dilso Secconi, o Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência. 

Foco é a prevenção ao uso das drogas
O conteúdo curricular deste programa consiste em lições que se concentram em fornecer aos alunos informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência orientações. "O Proerd é aplicado pela Brigada Militar como uma atividade educacional preventiva, que busca ajudar a família a ter noções básicas sobre o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes, a desenvolver e aplicar os fatores de proteção, bem como a resolução de conflitos nas situações de violência", informa o instrutor. 

A participação das escolas
Conforme Secconi, podem participar do programa todas as escolas, comunidades, igrejas, associações de bairros, entre outras. Para isso, basta entrar em contato com a Brigada Militar de Três de Maio. 
No primeiro semestre de 2013, participaram 299 alunos, de 5º e 7º ano das escolas Castelo Branco, Princesa Isabel de Quaraim, Setrem, São Francisco e Germano Dockhorn. 
Já no segundo semestre do ano, foram 335 alunos, incluindo Educação Infantil, 5º e 7º ano, e formados 10 pais. As escolas participantes foram São Pedro, L`Hermitage Dom Hermeto, Cardeal Pacelli, Glória Veronese (Ciep), Castelo Branco e Setrem.
Este ano, portanto, mais de 600 estudantes participaram do Proerd em Três de Maio. O programa é realizado com o professor em sala de aula um vez por semana como uma aula normal. São 10 encontros com 5º e 7º Anos e Educação Infantil e cinco encontros com o Proerd Pais.

Receptividade dos alunos
Secconi explica que o currículo do programa está voltado ao aluno e é bem elaborado para este tenha sua atenção voltada as aulas. Para as turmas de 5º e 7º anos o Tema é "Caindo na Real". Para Proerd Pais o tema é "Pais capacitados, filhos preparados" e na Educação Infantil a temática é "Protegendo nossas crianças: Ajudando a mantê-las seguras livres das drogas e da violência".

Ensinamentos do Proerd
Com o objetivo de educar e fornecer ferramentas importantes na educação dos filhos, o Proerd amplia o conhecimento a fim de melhor identificar e assim prevenir o uso de entorpecentes às pessoas próximas, destaca Secconi.  
De acordo com o instrutor, na Educação Infantil, as crianças aprendem sobre comportamento, respeito, educação e maneiras de se comportar na escola na rua em sua casa; respeitando as pessoas que estão ao seu lado; nunca aceitar presentes nem caronas de estranhos; para quem telefonar em caso de emergência; o que fazer se encontrar uma arma; não entrar na casa de uma pessoa que não conhece; o que fazer se alguém tentar tocá-lo de um jeito que não gosta; respeitar as regras de trânsito da cidade, entre outras lições. 
Para ele, o programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável,  feliz  e principalmente mais segura. Dilso Secconi agradece todos os colaboradores do Proerd que nestes anos vem auxiliando para que o programa tivesse pleno êxito. 

Foto: Divulgação/JS



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

29/09/2017   |
30/06/2017   |
23/09/2016   |
05/02/2016   |
04/12/2015   |
30/10/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS