Quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Cuidados ao comprar óculos de sol

21/01/2014 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Óculos escuros: sucesso na década de 1980 na voz de Raul Seixas, o refrão "Quem não tem colírio usa óculos escuros" é facilmente adaptado aos dias de sol, pois apesar de simples, o acessório é um dos mais seguros para a proteção ocular.


Verão época de grande luminosidade e os cuidados com os olhos devem ser redobrados com o uso de óculos escuros de boa qualidade, pois os raios solares também oferecem riscos à saúde dos olhos. É importante estar atento à qualidade do acessório que auxilia na proteção. A principal função dos óculos escuros é filtrar os raios ultravioletas, infravermelho e outras irradiações, ao mesmo tempo em que permite a pessoa enxergar as mesmas coisas sem alteração de cores.
Durante a aquisição do óculos solar, o primeiro item que deve ser avaliado é em relação à proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), que devem ser de 100%. Qualquer outro nível de proteção abaixo disso poderá causar queimaduras de retina e córnea, além de outras doenças.

Cores

As cores das lentes não interferem na eficácia da proteção, porém as mais adequadas são as âmbar, verde, cinza e marrom. O mais importante é que as lentes tenham proteção garantida e superfície regular para evitar o esforço do cristalino, responsável pela focalização.

Valores

Os preços praticados pelos comerciantes ambulantes, na venda dos óculos, são bem atrativos, porém, é de origem duvidosa e não oferecem proteção aos olhos, podendo cegar a pessoa.

Necessidade
O uso de óculos de sol, com lentes de qualidade, passou a ser uma necessidade em razão do buraco na camada de ozônio estar cada vez maior. Vale lembrar que as lentes devem sempre ser em resina e nunca em acrílico.

Cuidados com os olhos
- Evitar passar protetor solar na  região dos olhos;
- Não usar lentes de contato na piscina;
 - Fazer compressas com soro fisiológico, caso os olhos fiquem irritados em razão da água do mar, piscina e exposição ao sol;
- Uso de óculos escuros sobre as lentes protege os olhos dos raios ultravioletas e, em caso de vermelhidão ou outra irritação nos olhos, procurar um oftalmologista para um diagnóstico preciso.

Cuidados com suas lentes
Para maior proveito e durabilidade dos seus óculos observe as seguintes instruções de manuseio:
- Guarde sempre seus óculos em estojos;
 - Evite o contato das lentes com superfícies rígidas ou abrasivas;
- Use ambas as mãos para colocar e retirar os seus óculos sempre segurando pelas hastes da armação;
- Nunca exponha suas lentes a altas temperaturas (interior de veículos sob o sol, proximidades de fogões, secador de cabelos, etc.);
- Lave suas lentes com água corrente e detergente neutro, evite contato com qualquer outro tipo de produto químico;
- Após lavar, seque suas lentes com pano macio ou lenço de papel sem esfregar.

Critério na hora da compra
- Óculos que não possuem os filtros de combate aos raios solares, causam efeito reverso, prejudicando ainda mais os olhos;
- Usar óculos de sol que não tenham proteção contra raio ultravioleta é pior do que não usar nada para proteger os olhos sob o sol;
- Óculos, quando só escurecem e não protegem, colocam o olho em maior risco.


Créditos e Fonte:
Classmann Joias e Óptica
Trabalha com as marcas de óculos solares: Mormaii, Ray Ban, Vogue, Ana Hickmann e outras renomadas marcas.

Joalheria e Óptica Safira

Trabalha com as marcas de óculos solares: Ray-Ban, Vogue, Carolina Herrera, Lacoste, Carmim, Cavalera, Pierre Cardin, entre outras.




Confira as fotos da coluna!



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
06/10/2017   |
29/09/2017   |
22/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS