Quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Bronzeado, pele bonita e saudável

10/02/2014 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Manter o bronzeado é difícil, mas não impossível. Depois de tanto sacrifício, quem não quer exibir a pele mais morena e saudável? Todas, claro. Se você tomou todas as precauções antes de se estirar na areia ou na beira da piscina, usou
protetor solar, ingeriu muito líquido, manteve uma
alimentação saudável e tomou sol de forma moderada e nos horários certos, com certeza já acumulou pontos para manter o dourado por um longo período. Mas, se foi com muita sede ao pote, corre o risco de ver a pele vermelha e nada de bronzeado, bonito e sensual.


Algumas atitudes com final feliz
- Cotovelos, joelhos, calcanhares e pés sofrem muito com a dobradinha sol e sal e/ou cloro. Para evitar que a pele fique "craquelada", use doses elevadas de cremes com uréia, lactato de amônia, vitamina E, ceramidas e silicone.
- Pele negra também deve receber os mesmos cuidados que as claras, principalmente se tiver tendência ao ressecamento. "Se você faz parte desse time, abuse de formulações à base de estearina (leite)".
- Ao chegar da praia, evite lugares abafados e prefira os ventilados e refrigerados. Como a pele está muito quente, a probabilidade de surgirem bolhinhas (vesículas) e manchas no corpo, é bastante grande.
- Dependendo do tipo de roupa que usa, você pode ou não influenciar na conservação do bronzeamento. "Peças de algodão e de cores claras são as mais indicadas, tanto para manter a cor como para proteger da radiação solar". "Como a pele fica sensível pós-sol, é bom evitar o uso de vestes grossas e apertadas, como jeans, pois podem causar atrito e provocar machucados, que, tempos depois, deixam a epiderme manchada. Use sempre roupas leves, suaves e macias".
- Nutrição é a alma de tudo. Alimentos saudáveis, água, sucos naturais, é a base de uma pele bonita e saudável.

Alimentos e vitaminas ideais para manter o bronzeado
As vitaminas C e E, o ômega 3 e o licopeno também podem ajudar a manter o bronzeado. "A vitamina C e o licopeno possuem atividade antioxidante e atuam combatendo os radicais livres, o que contribui para a proteção da pele. Já o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno".
Vitamina C: É encontrada em frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, morango, acerola, laranja, caju e também nos alimentos de cor verde escuro.
Vitamina E: Pode ser facilmente encontrada nas sementes oleaginosas, óleos vegetais e no gérmen de trigo. O indicado é consumir cru ou levemente cozido para não reduzir o aproveitamento das vitaminas.
Ômega 3: Está presente em peixes (atum, salmão, sardinha, arenque e cavala), óleo de canola, azeite e linhaça.
Licopeno: Alimentos fontes de licopeno são tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga.
Vegetais de tons amarelo, laranja e vermelho: cenoura, beterraba, batatas-doces, pimentão, tomate e abóbora.
Frutas de tons amarelo, laranja e avermelhado: mamão papaia, melão, manga, melancia, carambola, nectarina e pêssego.
Vegetais de folhas verdes escuras: espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola, agrião e mostarda.

Dicas rápidas e eficazes:

- Fazer esfoliação alguns dias antes da exposição ao sol;
- Evitar banhos muito quentes;
- Beber bastante água e sucos ricos em Vitamina A, C e B;
- Passar protetor solar, mesmo nos dias nublados, porque o mormaço queima a pele e facilita a sua descamação;
- Usar auto-bronzeadores nos dias em que não puder ir para a praia;
- Abusar de bons cremes hidratantes.

Pele
- Nos casos de pele oleosa, o protetor solar deve ser sem óleo;
- Se a pele for do tipo seca, escolha um protetor solar com textura cremosa.

Horário
É importante lembrar que a exposição solar em excesso pode causar problemas na pele, como manchas, rugas e até câncer de pele. Deve-se sempre aplicar protetor solar cerca de 20 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada 2 horas.
Bronzeado bonito leva tempo: não adianta "torrar" no sol do meio dia em apenas um dia e querer ficar com a cor do verão. O ideal é tomar doses diárias de sol e sempre com a proteção adequada.
Horário ideal: o mais seguro é se bronzear nos horários de 8 às 10 da manhã e após às 16. Dessa forma, você evita queimaduras e garante um bronzeado mais uniforme.
Protetor solar sempre: para quem quer garantir o bronzeado, o ideal é usar protetor com fator 15, mas sempre respeitando os horários de sol menos intensos. Também é preciso repor o protetor solar a cada 2h para conseguir uma cor bonita e não queimar a pele.

Importante lembrar:
Hidratar, hidratar e hidratar: o hidratante escolhido deve ser fragrância para evitar irritações e deve ser usado sempre e quantas vezes a pessoa sentir a pele seca. Se possível associar uma água thermal, principalmente no rosto.

Banho quente não: aproveite que os dias estarão quentes e opte sempre por água morninha ou até fria. Água muito quente pode descamar a pele, além de ser ruim também para os cabelos.

Óleos de amêndoas: eles podem ser usados após o banho para manter a pele hidratada e 'brilhante'.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
06/10/2017   |
29/09/2017   |
22/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS