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Estresse

03/03/2014 - Por Yara Lampert
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O estresse, sintoma da modernidade, é uma condição que o ser humano desenvolveu ao longo dos tempos. Porém, apesar de não ser considerado uma doença, pode favorecer o aparecimento de problemas psico-fisiológicos e por isso, precisa ser observado e controlado. 

De acordo com a psicóloga Sandra Leal Calais, da Unesp, existem quatro níveis do quadro de estresse: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. Eles influenciam na qualidade de vida, pois quanto maior for o nível, maior será a deteriorização física e psicológica. "Nem todo tipo de estresse é ruim. Há tipos que possuem aspectos construtivos, na medida em que estimulam as pessoas a buscarem a reformulação de vida", explica a psicóloga.

Riscos do Estresse
O estresse pode levar à pressão alta, obesidade, doenças cardíacas, ansiedade, depressão e outras doenças. 

Prevenção
A melhor maneira de lidar com estresse é prevenir-se, através da prática de exercícios físicos, alimentação balanceada, pensamentos positivos, suporte familiar, social e religioso, ioga e exercícios de relaxamento. 

Dicas para controlar o nível de estresse

Maracujá: Embora não esteja comprovado, acredita-se que a fruta é um remédio para a ansiedade e insônia, o uso dela, faz com que o indivíduo se sinta relaxado.

Massagem: Relaxa os músculos tensos, reduz a dor e melhora a circulação.

Meditação: Reservar 15 a 30 minutos por dia para meditar é fundamental. Esse tempo permite que seus pensamentos corram livres, trazendo paz ao espírito.

Exercícios físicos: A atividade física libera endorfinas no cérebro, o que melhora o seu humor. Ainda previne obesidade e outros problemas de saúde.

Organize sua vida: Organização oferece sensação de controle e paz de espírito. Se você é o tipo de pessoa que está sempre cheio de coisas para fazer, monte uma lista priorizando o que é mais importante. 

Coma de maneira saudável: Alimentos saudáveis, como verdura, frutas e legumes, ajudam a melhorar o humor, além de dar energia para enfrentar o dia a dia. 

Limite o uso de internet e celular: Desconecte-se nos momentos de folga. Permita-se viver o momento sem ficar se lembrando dos problemas do trabalho.

Aromaterapia: Determinados aromas apresenta efeitos de alívio de tensão. Os óleos populares para alívio do estresse e fadiga mental são: lavanda, cipreste e alecrim.
Dormir: O sono é o redutor de estresse natural mais importante. Pouco sono torna as pessoas irritadas, lentas e deprimidas. Por isso, cuide da qualidade do seu sono, 6h a 8 horas é o recomendado.
Nível de estresse

Faça o teste abaixo e descubra seu nível de estresse, considerando que
a alternativa "A" vale 1 ponto, "B" vale 2 pontos e "C" vale 3 pontos
1) Você se sente insatisfeito
com sua vida pessoal?
 A) Raramente
 B) Às vezes
C) Frequentemente 

2) Com que frequência você 
adoece?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

3) Você tem dificuldade de se
concentrar nas tarefas do cotidiano? 
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

4) Você só enxerga o lado negativo das coisas?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

5) Perde o controle emocional
quando se sente pressionado?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

6) Costuma respirar
de forma ofegante?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

7) Sente dores musculares?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

8) Acorda cansado mesmo quando
dorme a noite inteira?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

9) Você se sente desmotivado
sexualmente?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

10) Tem a impressão de que seu
trabalho não propicia desafios?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

11) Não se sente motivado com
atividades que antes lhe davam prazer?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

12) Toma remédios para
controle emocional?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente
 
13) Não consegue relaxar mesmo
nos fins de semana e feriados?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

14) No trabalho, acha que não é reconhecido por seu chefe ou pelos colegas?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

15) Você acha que seu chefe exige mais do que você é capaz de executar?
 A) Raramente
 B) Às vezes
 C) Frequentemente 

RESULTADO: 
- ATÉ 17 PONTOS: Parabéns! Você está administrando bem seu nível de estresse, seja por não se sentir pressionado, seja por dispor de técnicas eficientes para lidar com ele.
- DE 18 A 32 PONTOS: Atenção, seu nível de estresse está acima do normal. Reavalie suas prioridades e decida o que pode mudar para controlar sua vida. Seja mais flexível. 
- ACIMA DE 32 PONTOS: Cuidado! O estresse está fora de controle e provavelmente você já está sentindo as consequências disso. Busque o apoio de amigos e familiares e respeite seus limites. Se necessário, procure ajuda profissional. 
*Fonte: http://veja.abril.com.br/110204/teste_stress.html



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