Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1487
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Setrem sedia eventos de Tecnologias da Informação

17/08/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Nos dias 13 e 14 deste mês, a Setrem foi sede do III Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul (STIN), do II Seminário Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação (SABTIC) e do VII Workshop em TI.
As atividades foram realizadas por meio dos cursos de Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Setrem, em conjunto com a Faculdade de Química e Engenharia "Fray Rogelio Bacon" da Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA) Campus Rosário, Argentina. Os eventos tiveram o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e coordenação geral brasileira Fauzi de Moraes Shubeita (Setrem) e coordenação argentina de Gustavo Alberto González Capdevila (Pontifícia Universidade Católica Argentina).
No dia 13 foi realizada a abertura oficial do evento, com um coquetel de recepção e uma mesa redonda com os professores. Os temas debatidos foram: mercado x formação acadêmica, expectativas e realidade em TI; a pesquisa científica e o seu valor de mercado em TI; cenário Brasil x Argentina no âmbito da pesquisa científica em TI.
No dia 14, foram realizadas duas palestras vinculadas à área de TI. A primeira abordou a temática da Segurança na Informação, que foi explanada por Alessandro La Rocca Silveira, Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Consultor SAP Basis.
A segunda palestra enfatizou as consequências jurídicas da super exposição nas redes sociais e no ambiente virtual, tema que foi abordado por Lurdes Grossmann, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Esta edição dos eventos contou com a submissão de 48 artigos científicos, sendo que os autores dos trabalhos aprovados eram das seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás, Pontificia Universidad Católica Argentina, Faculdade Três de Maio, UNIJUÍ, UFSM, UEMG, Universidade Nacional de Rosário, Universidad del Aconcagua, UPF, Escola Caminhos do Aprender, UNISINOS, Instituto Federal de São Paulo, PUC-MG, Instituto Federal do Ceará, Universidad Nacional de San Juan, Univali, Engsoft, PUCRS, UFRGS, Instituto Federal da Paraíba, UEPB, CPqd, URI.
Para o idealizador do STIN, Gustavo Griebler, o evento tomou grandes dimensões, passando de abrangência regional para nacional e internacional. "O STIN surgiu de uma necessidade que inicialmente enxerguei e que com a ajuda de duas pessoas essenciais, os professores da Setrem Fauzi Shubeita e Vera Benedetti, e posteriormente o professor da UCA Gustavo Capdevila, tomou corpo, que é a questão do deslocamento para grandes centros para participar de eventos científicos. E tenho a dizer que nossa região, em especial Três de Maio, sede da primeira e terceira edição do STIN, e segunda do SABTIC, mostrou potencial".
A quarta edição do STIN será realizada em 2013, na Unicruz, em Cruz Alta. Já o SABTIC será realizado na Argentina, em local a ser definido.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

29/09/2017   |
30/06/2017   |
23/09/2016   |
05/02/2016   |
04/12/2015   |
30/10/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS