Sexta-feira, 26 de maio de 2017
Ano XXIX - Edição 1458
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Semana Nacional evidencia busca pela igualdade das pessoas com deficiência

17/08/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
A Escola de Educação Especial Helen Keller - Apae de Três de Maio dá início neste sábado, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que se realiza em todo o país de 21 a 28 de agosto. O tema da semana é "Em busca de igualdade. Estamos aqui!"
Durante o dia 18 até o dia 28, a escola que atende 223 alunos, entre zero e 63 anos com deficiências intelectuais e/ou múltiplas, dos municípios de Três de Maio e São José do Inhacorá, desenvolve uma intensa e variada programação, com palestras, visitação à escola, entre outras atividades.
Segundo a diretora da escola, Nadir Gabe, o objetivo desta semana, bem como a razão principal do movimento apaeano é a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, na busca de bom atendimento e inclusão social, auxiliando e incentivando-os na sua formação. "Assim estaremos respeitando sua individualidade, potencialidade e suas limitações, favorecendo sua independência. Ajudando-o no seu desenvolvimento como pessoa digna e capaz de aprimorar o máximo seu potencial e expandir seus horizontes. Buscamos a igualdade, por isso estamos aqui".
A diretora e a equipe de trabalho da Apae destacam que a escola espera o apoio da comunidade, com pessoas de espírito de solidariedade e altruísmo, que acreditam e possibilitam à pessoa com deficiência condições para seu crescimento e inclusão social. "Nossa entidade presta serviços de qualidade, ações conjuntas e projetos, proporcionando à pessoa com deficiência seu passaporte para a cidadania e realização pessoal.  E para que isso aconteça, precisamos do trabalho conjunto da comunidade de Três de Maio e São José do Inhacorá."
Neste sentido, Nadir ressalta que a participação da família é primordial, assumindo a responsabilidade na educação de seus filhos. "Acreditando, aceitando seu  filho, valorizando o seu trabalho e o de nossa entidade, apoiando os profissionais, participando das atividades da escola, certamente o nosso trabalho será enriquecido proporcionando assim um serviço qualificado.  Essa parceria escola-família é essencial para a pessoa com deficiência seja capaz de ser feliz, e de conviver em sociedade, visto que inclusão social deve ser iniciada dentro da família. Para que isso aconteça à família deve ser comprometida com seu filho e também com a escola especial para que possamos dizer, estamos aqui em busca de igualdade".
Em outubro deste ano, a Apae de Três de Maio completará 43 anos de atuação. A comunidade local e regional colabora com a entidade através de doações ou adquirindo o bingo SOS Apae, que atualmente tem 713 contribuintes.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

23/09/2016   |
05/02/2016   |
04/12/2015   |
30/10/2015   |
19/06/2015   |
05/06/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS