Vulneráveis a diversos tipos de doenças, principalmente aquelas causadas por vírus e bactérias, os seres humanos precisam lidar com essa realidade. A vacinação contra o vírus da Influenza, denominada H1N1, que já fez muitas vítimas pelo mundo inteiro, se tornou algo importante, pois os grupos de risco podem estar imunes e assim diminuir mortes por causa da doença. A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.
No Brasil, a campanha de vacinação contra a H1N1, promovida pelo Ministério da Saúde, tem início previsto para 14 de abril, mas clínicas particulares e farmácias já disponibilizam doses para aqueles que querem se imunizar.
Na campanha nacional, a prioridade é para idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
Em Três de Maio, no momento apenas uma farmácia já disponibiliza a vacina. Porém, na próxima semana, seis farmácias e uma clínica particular também devem receber cerca de 700 doses da vacina. Os valores variam entre R$ 55 a R$ 70, segundo informações das farmácias. As demais, não sabem determinar a quantidade e valor de vacinas a serem adquiridas e outras não comercializarão o medicamento.
FOTO: DIVULGAÇÃO/JS
Confira a matéria completa no jornal impresso