Sábado, 21 de julho de 2018
Ano XXX - Edição 1516
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Colheita da soja deve atingir 80% das lavouras até domingo

04/04/2014 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Quebra de produtividade está se confirmando. Produção média deve ficar em 43 sacas por ha. 

É em ritmo acelerado que ocorre a colheita da soja em Três de Maio. Segundo informações da Emater local, até esta terça-feira, 55% das lavouras já haviam sido colhidas, com a maior parte restante em fase de maturação e cerca de 5% no enchimento de grão. Para saber como está o acompanhamento da safra, a reportagem do Jornal Semanal esteve em contato com profissionais ligados a empresas e cooperativas locais, que concederam informações sobre o andamento da colheita, que, neste final de semana, deve atingir 80% do total plantado em Três de Maio.

Produção apresenta melhora
Sobre a produtividade das lavouras, o chefe da Emater de Três de Maio, Leonardo Rustick, diz que, no início da colheita, as expectativas não eram as melhores, porém, o rendimento da área plantada tem sido um fator positivo em meio aos rumores de forte quebra na safra. "A safra será um pouco abaixo do esperado inicialmente, que era de 47 sacas por hectare, mas aquela quebra de 37 sacas por hectare não está se concretizando", ressalta o chefe da Emater, anunciando que, conforme o andamento da colheita, a produtividade local deve ficar em torno de 43 sacas por ha.  

Assistência para os agricultores
Durante o período da colheita, empresas e cooperativas locais não apenas acompanham a movimentação nas lavouras, como também atuam e influenciam diretamente na produção, disponibilizando serviços de assistência aos agricultores associados, clientes etc.

O técnico agrícola Leandro Becker Scholz atende entre 80 e 100 propriedades, prestando serviços de assistência, como vistoria de lavouras, orientação sobre quais produtos devem ser aplicados, além de atender os produtores que vão até à loja da Cooperativa buscar auxílio técnico. 
Esses serviços são feitos durante todo o ano e, no período da colheita, não é diferente: "Na época da colheita a gente está sempre presente. Tem o soja safrinha, que os produtores plantam e precisam de assistência, porque, enquanto colhem a safra normal, a safrinha está verde e precisa de tratamento fúngico, inseticida etc.", diz Leandro.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Confira a matéria completa no jornal impresso





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/05/2018   |
27/04/2018   |
02/03/2018   |
14/07/2017   |
23/06/2017   |
19/05/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS