Sábado, 21 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Moda brasileira

04/04/2014 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Luciomar de Carvalho, Mestre em Desenvolvimento (Marketing e Design), Especialista em Gestão e
Processos da Comunicação e Bacharel em Design. Atualmente, Luciomar é docente e Coordenador do Curso Superior em Design de Moda da Faculdade Três de Maio - Setrem. 
Em seu vasto currículo,  um Intercâmbio na Europa em 2012, onde buscou subsídios para sua dissertação de mestrado, onde o foco era o design das vitrines de griffes como Dior, Diesel, Empório Armani, Chanel, entre outras.

Existe moda brasileira?
Até anos atrás quem ditava a moda eram países originários das cortes. Hoje o Brasil com seu vasto número de estilistas profissionais, faz com que essa visão seja alterada. Estes mesmos estilistas, cito aqui um renomado nome nacional e internacionalmente no mundo da moda Alexandre Herchcovitch, que busca inspiração e matéria prima em nosso país para suas criações, mudaram essa visão do passado.  Todo o trabalho original e com uma forte identidade possuem as influências culturais do local onde se vive ou viveu parte da vida. 

Quem dita moda no Brasil?
Estilistas de renome no mercado Brasileiro. Estilistas que buscam inspirações e saber também, o que o consumidor de determinada região quer e vai usar.

O que você tem a dizer sobre os novos profissionais que estão se formando na área de moda?
Que estes profissionais encontrarão um mercado promissor, um mercado que há alguns anos atrás trazia a moda como algo fútil e hoje vê a crescente que este ramo está tomando.  Não só nos grandes centros, mas como nas regiões do interior dos Estados.

Estes profissionais estão aptos para todo tipo de trabalho na área de moda e vestuário?
Profissionais nesta área atuam em diversas frentes, como estilistas, criando coleções de moda; como produtores de moda, trabalhando com direção de fotografias, de audiovisuais, de desfiles; como gestores de empresas têxteis, gerenciando empresas, criando estratégias de marketing para estas. Então vê-se que os cursos de Design de Moda hoje buscam formar o profissional completo, para que este saia para o mercado do trabalho apto para trabalhar no mundo da moda em seus variados vieses. 

Quais as diferenças entre moda e estilo?
Moda são as propostas dos estilistas para uma renovação constante.
Estilo é a visão/leitura que se faz da moda.

Qual a grande diferença em ser "chique" e estar "chique"?
Para ser e estar "chique" é preciso muito mais que um guarda-roupa recheado de grifes importadas. O que faz uma pessoa ser e estar "chique" não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta. E isso vale para tudo.

Como você analisa o mercado de moda aqui em Três de Maio e região?
A nossa região possui um vasto mercado de moda, com inúmeras empresas do ramo têxtil, empresas que são parceiras de marcas de renome no Estado e que apostam em profissionais formados em Design de Moda. Possui empresas do ramo publicitário e de comunicação que aos poucos estão apostando em ter em seu quadro de colaboradores, profissionais formados nesta área. Lojas do ramo calçadista e vestuário, também estão aos poucos percebendo a importância de se ter este profissional auxiliando na confecção de suas vitrinas e estratégias de marketing. Então percebe-se que nossa região tende a crescer ainda mais e se ocorrerem parcerias, a união de todos, a região pode se tornar ainda mais bem vista no mundo da moda.

Quanto aos looks de trabalho, balada, jantares e festas formais. O que é mais recomendado?
O segredo para se vestir bem em qualquer ocasião está em combinar algumas dicas com seu gosto pessoal, sentir-se bem. Os momentos de lazer pedem roupas confortáveis e casuais, mas nem por isso precisam ser deselegantes. O traje esporte, usado em momentos formais é solicitado em almoços mais formais, vernissages, conferências, quanto aos acessórios estes devem ser levemente sofisticados, assim como os sapatos. Em festas de muito glamour, grandes comemorações e premiações especiais, o traje é de gala, para essa ocasião para as mulheres tanto a maquiagem quanto penteados devem ser bem elaborados, as bolsas devem ser em estilo carteira e nos pés, salto alto, para os homens cintos e sapatos sociais e de acordo com o traje.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
06/10/2017   |
29/09/2017   |
22/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS